Jovem participante do EcoMaker durante experiência do evento (Instituto Apontar/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 14 de julho de 2026 às 07h00.
Última atualização em 14 de julho de 2026 às 10h51.
A primeira edição da Feira EcoMaker, voltada para o desenvolvimento de jovens com altas habilidades, recebeu mais de 800 participantes entre atendidos, familiares, parceiros, voluntários e convidados.
O evento foi realizado no Galpão 1 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, no dia último sábado (4). O projeto é realizado pelo Instituto Apontar e Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.
"A EcoMaker traduz a forma como acreditamos que o desenvolvimento de talentos acontece. Quando criamos oportunidades para que crianças e adolescentes experimentem, testem ideias, façam perguntas e construam soluções, ampliamos repertórios e fortalecemos habilidades que vão acompanhá-los por toda a vida”, diz Isadora Tonietto, diretora executiva do Instituto Apontar.
Inspirada pelo tema Trilhas Sustentáveis Cariocas, que orienta as atividades do Instituto em 2026, a programação contou com experiências desenvolvidas em parceria com diferentes organizações:
A realização da Feira EcoMaker contou com o envolvimento de uma ampla rede de investidores, parceiros e apoiadores do Instituto. Instituições como BB Asset, Ciência Pioneira, Merck Family Foundation, Villela Pedras, APSIS, Dannemann Siemsen, Inspira Educação, Fundação Behring, Instituto da Providência, Road, Artplan.
Os apoiadores participaram da iniciativa por meio do voluntariado corporativo, mobilizando colaboradores para atuar durante o evento e reforçando a aproximação entre o setor privado e iniciativas voltadas à educação.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o instituto atende atualmente 850 estudantes, distribuídos em 25 polos presentes nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação, levando seu trabalho de impacto social a todo o território do município por meio de acompanhamento pedagógico, psicossocial e cultural.
A Feira EcoMaker integra o calendário anual do Instituto Apontar. Ao longo do segundo semestre, a organização seguirá promovendo atividades culturais, oficinas, passeios e outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de seus atendidos.
Empresas, organizações e pessoas interessadas em conhecer o trabalho da instituição ou apoiar seus projetos podem entrar em contato pelos canais oficiais do Instituto.