Libertadores 2023: Após o encerramento da fase de grupos na última quinta-feira, os 16 times classificados estão definidos (NATHALIA AGUILAR/Getty Images)
Repórter da Home e Esportes
Publicado em 5 de julho de 2023 às 00h30.
A Conmebol realiza nesta terça-feira, às 13h, o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Libertadores 2023. Após o encerramento da fase de grupos na última quinta-feira, os 16 times classificados estão definidos.
Com oito grupos na primeira fase, os dois primeiros colocados avançaram para os confrontos de mata-mata. Estarão nas oitavas, seis times brasileiros, quatro times argentinos, dois colombianos, um uruguaio, um boliviano, um paraguaio e um equatoriano.
Os times estão separados em dois potes. O pote 1 tem todas as equipes que se classificaram na primeira posição e o pote 2 tem todas as equipes que avançaram em segundo. Nesta fase, os clubes do pote 1 enfrentam apenas times do pote 2. A Conmebol não impede que times do mesmo país se enfrentem e nem equipes que estavam no mesmo grupo.
O sorteio das oitavas de final da Libertadores será no dia 5 de junho, às 13h
Com os potes definidos, os confrontos das oitavas pode reservar jogos entre times brasileiros, entre um deles, o clássico carioca entre Fluminense e Flamengo.
Palmeiras, Fluminense e Athletico PR podem enfrentar Atlético MG, Flamengo e até o poderoso River Plate.
Além dos confrontos, é possível ter o clássico argentino River e Boca.
Os jogos das oitavas serão nas semanas de 2 e 9 de agosto. Os times brasileiros terão os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil e quatro rodadas do até o dia de entrar em campo pelas oitavas da Libertadores.
Além da definição dos confrontos pelas oitavas da Libertadores, a Commebol também realiza a definição dos jogos da Sul-Americana. As oito equipes líderes de seus grupos, enfrentam os vencedores dos jogos playoffs.
Os confrontos dos playoffs são definidos da seguinte maneira: o melhor segundo colocado em grupo da Sul-Americana enfrenta o pior terceiro da Libertadores; o segundo melhor da Sul-Americana joga contra o segundo pior da Libertadores, e assim por diante.