Esporte

Simone Biles x Rebeca Andrade: quem teve as maiores notas na final da ginástica artística?

Atletas competiram nesta terça-feira pelas medalhas na ginástica artística por equipe

Ginástica Olímpica: Brasil se destaca na competição final por equipe (AFP)

Ginástica Olímpica: Brasil se destaca na competição final por equipe (AFP)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP e redatora da Homepage

Publicado em 30 de julho de 2024 às 17h13.

Última atualização em 30 de julho de 2024 às 17h34.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

O Brasil fez história na ginástica artística por equipe nesta terça-feira, 29. Depois de uma estreia forte nas Olimpíadas de Paris, a equipe feminina do Brasil, composta por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares, terminou em terceiro lugar, com medalha de bronze.

O desempenho das brasileiras não foi páreo para disputar com os Estados Unidos, no entanto, que terminou a competição com medalha de ouro. Mas Rebeca Andrade, ícone da ginástica do Brasil, teve as notas mais próximas da competição com a estrela americana Simone Biles, tida como a maior ginasta do mundo na atualidade.

Veja a nota de Rebeca Andrade e Simone Biles

Rebeca Andrade fez a maior nota da equipe brasileira em todos os aparelhos: salto (15.100), solo (14.200), trave (14.133) e paralelas (14.533). A nota do salto foi até o momento a maior da competição em Paris.

Simone Biles, no entanto, fez notas um pouco maiores do que as de Rebeca. Ela desempenhou com salto (14.900), solo (14.666), trave (14.363) e paralelas (14.400).

Rebeca superou Simone somente no salto e nas paralelas.

A igualdade de gênero

Felicidade e orgulho são as palavras que definem os sentimentos de Rebeca que é uma das mulheres que representam o Brasil em Paris, que tem após 100 anos igualdade de gênero entre os atletas.

“Fico feliz e orgulhosa de ver a força do esporte feminino, em ver as atletas mulheres cada vez mais ocupando espaços e mostrando seu valor. A presença feminina na delegação brasileira tem aumentado a cada ciclo, não apenas entre atletas mas também em outras áreas, com profissionais de vários setores, e isso é uma conquista importante”, disse a atleta em entrevista à EXAME.

Para mulheres que buscam um dia realizar seus sonhos, no esporte ou em outra área, Rebeca deixa uma mensagem: não desistam.

“Desejo que vocês sonhem, que lutem, que corram atrás. Seja pensando ou tendo a Olimpíada como objetivo, seja mirando em outro sonho pessoal ou profissional, dê o seu máximo, se dedique e não deixe que nada ou ninguém te faça desistir. Faça sempre o seu melhor.”


Onde assistir às Olimpíadas de Paris 2024?

Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.

Veja como assistir:

  • TV aberta: Globo, com as cerimônias de abertura e encerramento e as principais competições;
  • TV por assinatura: Sportv, com transmissão das competições das principais modalidades;
  • Streaming: Globoplay;
  • Youtube (online e gratuito): Cazé TV.

Como assistir às Olimpíadas de Paris 2024 online e de forma gratuita?

A CazéTV, no YouTube, está transmitindo uma série de modalidades durante todos os dias. Além disso, é possível acompanhar pela Globo, na TV aberta.

(Com Layane Serrano)

Acompanhe tudo sobre:Ginástica artísticaOlimpíadas 2024Olimpíadas

Mais de Esporte

Endrick entra para o time de atletas Red Bull

Atletas da equipe de natação da China têm a maior média de testes antidoping

Qual o prêmio em dinheiro que a equipe de ginástica artística recebeu pelo bronze em Paris 2024?

Rebeca Andrade faz história e Brasil conquista bronze na ginástica artística nas Olimpíadas

Mais na Exame