Esporte
Acompanhe:

Quem é Luis Enrique, técnico cotado para assumir a Seleção Brasileira

Nas próximas semanas, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, irá viajar para a Europa para se reunir com treinadores do continente e definir o novo comandante da equipe

Enrique: Em setembro de 2018, foi contratado como técnico da seleção da Espanha para substituir Fernando Hierro (Foto Olimpik/NurPhoto/Getty Images)

Enrique: Em setembro de 2018, foi contratado como técnico da seleção da Espanha para substituir Fernando Hierro (Foto Olimpik/NurPhoto/Getty Images)

D
Da Redação

21 de janeiro de 2023, 17h29

Após a oficialização da saída do técnico Tite, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acelerou a busca por um novo treinador para a Seleção Brasileira. A bola da vez é o espanhol Luís Henrique, ex-técnico do Barcelona e da Espanha. Ele foi demitido da seleção espanhola após eliminação nas oitavas de final para Marrocos.

Nas próximas semanas, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, irá viajar para a Europa para se reunir com treinadores do continente e definir o novo comandante da equipe. Segundo apuração do portal UOL, emissários da confederação sondaram o espanhol, que se animou com a possibilidade de comandar a seleção pentacampeã. Uma reunião entre o técnico e o dirigente teria sido alinhada.

Nomeada pela CBF para auxiliar nas negociações, o ex-atacante Ronaldo está intermediando as conversas com Luis Enrique, seu companheiro na época de Barcelona, e é um dos maiores defensores do nome.

Apesar do nome do treinador ganhar força, a ideia de Ednaldo Rodrigues é conversar com outros alvos, como Carlo Ancelotti e Pep Guardiola. Os dois nomes, os favoritos do presidente, tem contrato com seus clubes e já sinalizaram que não pensam em sair no momento. Caso não consiga fechar com nenhum treinador, o nome de algum brasileiro pode ganhar força.

Com treinador brasileiro ou estrangeiro, a seleção brasileira volta a campo em março pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Quem é Luis Enrique, cotado para Seleção Brasileira

Luis Henrique tem 52 anos e iniciou a carreira como jogador no Sporting Gijón. Ele passou pelo Real Madrid antes de chegar no Barcelona, onde viveu seu auge. Ele disputou três Copas do Mundo com a camisa da Espanha.

Enrique começou como treinador no comando do Barcelona B entre 2008 e 2011. Sua primeira experiência em um time principal foi no Roma, onde ficou apenas uma temporada. Passou pelo Celta de Vigo e depois foi contratado pelo Barcelona. No clube onde jogou, comandou Messi, Neymar e Suárez. Conquistou dois campeonatos espanhóis e uma Champions League. Ele deixou o clube no fim da temporada 2016/2017.

Em setembro de 2018, foi contratado como técnico da seleção da Espanha para substituir Fernando Hierro. Ele ficou quase um ano fora do cargo devido à doença e à morte de sua filha. Os resultados mais marcantes à frente da Espanha foram as semifinais da Euro 2020 (perdeu para a Itália) e o vice-campeonato da Liga das Nações da UEFA de 2021 (derrota por 2 a 1 para a França, no estádio San Siro, em Milão).

Além disso, a Espanha terminou em primeiro lugar em seu grupos nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. Ele liderou 47 jogos como técnico, com 26 vitórias, 14 empates e 7 derrotas. Enrique liderou um processo de renovação da seleção espanhola, dando espaço para jovens jogadores.