Esporte

Holandês volta ao comando de Curaçao e se tornará treinador mais velho das Copas

Curaçao, território autônomo no Caribe com cerca de 156 mil habitantes e parte do Reino dos Países Baixos, será a menor nação a disputar uma Copa do Mundo

SITTARD - Dick Advocaat precisou deixar o comando de Curaçao para resolver questões familiares ((Photo by ANP via Getty Images)

SITTARD - Dick Advocaat precisou deixar o comando de Curaçao para resolver questões familiares ((Photo by ANP via Getty Images)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 13 de maio de 2026 às 15h57.

Priorizar nos meus resultados Google

O técnico holandês Dick Advocaat deve voltar ao comando da seleção de Curaçao para a Copa do Mundo de 2026 e, quem sabe, estabelecer um recorde: aos 78 anos, ser o treinador mais velho da história do torneio.

O retorno acontece apenas três meses após sua saída do cargo, motivada por um problema de saúde familiar. A oficialização foi feita pela federação de futebol de Curaçao na terça-feira, um dia depois da saída de Fred Rutten. Em nota, a entidade informou que ainda discute os detalhes finais do acordo com Advocaat, com o objetivo de garantir “estabilidade, clareza e continuidade” à seleção. Será a estreia de Curaçao em Copas do Mundo.

Caso esteja à frente da equipe na estreia contra a Alemanha, marcada para 14 de junho, em Houston, Advocaat superará a marca de Otto Rehhagel, que tinha 71 anos ao comandar a Grécia na Copa de 2010.

A competição também marcará a terceira participação de Advocaat em Copas do Mundo: ele já dirigiu a Holanda, em 1994, e a Coreia do Sul, em 2006.

Além do confronto com os alemães, Curaçao enfrentará Equador, em Kansas City, e Costa do Marfim, na Filadélfia, na primeira edição do Mundial com 48 seleções, organizada por Estados Unidos, Canadá e México.

A confusão em Curaçao

Advocaat havia conduzido a equipe caribenha durante as Eliminatórias, mas foi substituído em fevereiro por seu compatriota Fred Rutten. Sob o comando de Rutten, Curaçao acumulou две derrotas em amistosos preparatórios, contra Austrália e China, e o treinador não teria conquistado apoio interno, com jogadores defendendo o retorno de Advocaat, segundo informações da ESPN.

Apesar disso, o presidente da federação, Gilbert Martina, negou que a saída de Rutten tenha sido causada por atritos. Segundo ele, o contato com Advocaat foi retomado após o pedido de demissão apresentado no domingo.

Segundo a ESPN, o dirigente também reconheceu diferenças de estilo entre os treinadores, mas afirmou que isso não determinou a saída. “Sempre existe algum desgaste em mudanças de comando. Dick tem um estilo, Rutten outro completamente diferente. É natural que surjam atritos, mas esse não foi o motivo da saída”, afirmou.

Curaçao, território autônomo no Caribe com cerca de 156 mil habitantes e parte do Reino dos Países Baixos, será a menor nação a disputar uma Copa do Mundo. A base da seleção é formada majoritariamente por jogadores nascidos e criados na Holanda.

Acompanhe tudo sobre:Copa do Mundo

Mais de Esporte

Como Ancelotti avalia o corte no limite de estrangeiros a partir de 2027?

Renato Gaúcho mira 'gordinhos' no Grêmio na luta contra o rebaixamento

72 anos de história: Alemanha apresenta última camisa com a Adidas antes da chegada da Nike

Brasil x Austrália: onde assistir, horário e escalação