Rumo se aproxima das demandas de sustentabilidade de stakeholders
Rumo é destaque na categoria Transporte e Logística no Melhores do ESG 2023
Jornalista
Publicado em 11 de junho de 2023 às 11h47.
Última atualização em 13 de junho de 2023 às 15h32.
Em 2022, a Rumo se tornou a primeira operadora do setor ferroviário brasileiro a fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. No final do ano veio a confirmação de que a empresa seguiria na carteira por causa de suas práticas empresariais de sustentabilidade.
O compromisso com a eficiência energética e a redução de emissões na operação ferroviária foram os aspectos que mais pesaram a seu favor.
Segundo Cristiano Brasil, vice-presidente de gente e ESG da Rumo, a companhia saiu de um modelo voltado principalmente para a capacidade operacional para uma abordagem ligada ao impacto em seus stakeholders.
“Observamos uma crescente demanda por recursos que os ajudem no cumprimento de metas dentro da agenda ESG. Com isso, realizamos diversas agendas positivas, a fim de demonstrar os avanços e o posicionamento da Rumo em relação à sustentabilidade, além da vantagem competitiva do transporte por ferrovia”, explica o vice-presidente.
Compromisso com a transparência
Além do compromisso de cocriar com os clientes para chegar a alternativas adequadas às necessidades predefinidas na estratégia da companhia atrelada à sustentabilidade, a Rumo prioriza a transparência.
Um material em formato One Page Report, demonstrando o valor quantitativo de emissões estimadas e emissões evitadas que eles atingem ao transportar com a Rumo, é enviado todos os meses aos clientes.