Exame Logo

RD Saúde amplia governança com automação das análises de risco de fornecedores

Com a parceria da Neoway, a empresa reduz de dias para segundos o tempo de análise dos riscos e fortalece sua estratégia ESG com aumento da eficiência

Em 2024, a RD Saúde monitorou aproximadamente 4.000 fornecedores em tempo real (RD Saúde/Divulgação)
Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 19 de março de 2025 às 07h26.

Última atualização em 19 de março de 2025 às 17h50.

A RD Saúde, dona das marcas Drogasil e Raia, automatizou totalmente o processo de avaliação de risco de seus fornecedores desde 2024. A medida, que integra tecnologia e análise de dados, permite à empresa reduzir de dias para segundos o tempo necessário para analisar os parceiros comerciais, melhorando a eficiência dagovernançade terceiros.

A automatização surgiu graças à parceria com a Neoway, uma empresa especializada em inteligência de dados e analytics, que utiliza dados de fontes públicas para gerar pontuações de risco baseadas em regras pré-definidas, identificando sinais de alerta, como a possível falência de empresas fornecedoras.

Veja também

Anteriormente, as análises de risco eram feitas manualmente, com prazos que variavam de um a sete dias úteis. Com a implementação de sistemas automatizados, o tempo médio de avaliação foi reduzido para apenas alguns segundos.

Além disso, os resultados agora são apresentados em painéis digitais, organizados por categoria e atualizados em tempo real, o que facilita a visualização e a tomada de decisões.

RD Saúde (RD Saúde/Divulgação)

Governança corporativa

Rodrigo Lasalvia, gerente de governança de fornecedores e gestão de contratos da RD Saúde, destacou a importância da credibilidade dos dados para mitigar riscos. "A parceria com a Neoway nos ajuda a garantir a agilidade e a precisão necessárias para acompanhar informações e monitorar nossos parceiros estratégicos", afirmou Lasalvia.

Em 2024, a RD Saúde monitorou aproximadamente 4.000 fornecedores em tempo real, com outros 5.000 sendo acompanhados periodicamente, seja trimestralmente ou anualmente. O número de homologações realizadas mensalmente pela empresa chegou a uma média de 180.

Eric Greghy, diretor de Prevenção a Perdas da Neoway, comentou sobre o impacto da automação: "A combinação de automação com dados confiáveis tornou a operação mais eficiente. As áreas de compliance e prevenção a fraudes, essenciais para a mitigação de riscos, se beneficiaram dessa transformação", disse.

Melhores do ESG 2024: confira as empresas ganhadoras e destaques na premiação

Acompanhe tudo sobre:RD – Raia DrogasilFarmáciasGovernançaInteligência artificial

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame