ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Carnaval 2025: conheça a primeira bateria feminina de Olinda, com mais de 250 mulheres

Bloco Sambadeiras estará nas ruas a partir de 2 de março com homenagem ao Maracatu, ritmo pernambucano; bloco recebe apoio da Vult para figurinos, equipamentos e maquiagens

Neste ano, as Sambadeiras prestarão homenagem ao Maracatu, ritmo que surgiu no século XVIII em Pernambuco (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Agência Brasil)

Neste ano, as Sambadeiras prestarão homenagem ao Maracatu, ritmo que surgiu no século XVIII em Pernambuco (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Agência Brasil)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 08h07.

No Carnaval de 2025, o Bloco Sambadeiras, primeira e maior bateria feminina de samba de Olinda, volta a ocupar as ruas de Pernambuco com mais de 250 mulheres. O grupo, que surgiu em 2008 para garantir espaço feminino na música e na festa, tem como marca a autonomia e o protagonismo das mulheres na folia.

Formado exclusivamente por percussionistas mulheres, o bloco desafia a histórica exclusão das mulheres das baterias de samba e se tornou referência na cena carnavalesca do Estado.

Neste ano, as Sambadeiras prestarão homenagem ao Maracatu, ritmo que surgiu no século XVIII em Pernambuco como forma de resistência dos povos escravizados. O repertório contará com músicas inéditas e faixas tradicionais da cultura nordestina, reforçando a fusão entre diferentes manifestações culturais do estado.

“O reconhecimento da potência feminina é o que nos motiva. Nós queremos mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive liderando uma bateria e arrastando multidões”, afirma Julieta Mergulhão, presidente e fundadora do bloco. “Significa que é possível ir às ladeiras com uma bateria de mais de 270 mulheres, protagonizar, arrastar multidões durante os desfiles, fazer parte de tantos momentos emocionantes e inesquecíveis do nosso carnaval.”

Parceria com a Vult

O desfile de 2025 conta novamente com o apoio da marca de cosméticos Vult, que já havia patrocinado o bloco em 2020. A marca viabilizará figurinos, fornecerá equipamentos e distribuirá kits personalizados para as integrantes. Além disso, os foliões que acompanharem as Sambadeiras terão acesso a um camarim de retoques de maquiagem, garantindo que a energia e o brilho da festa durem a noite inteira.

“O carnaval é uma manifestação de cultura, diversidade e liberdade, e apoiar novamente as Sambadeiras faz parte da nossa premissa em dar visibilidade a iniciativas que impulsionam a igualdade de gênero e o poder da força feminina no país”, afirma Akemi Shigeto Gouvêa, gerente sênior de marketing regional da Vult. “A parceria ideal acontece quando nós, mulheres, nos conectamos com iniciativas que valorizam o autocuidado e o bem-estar de forma genuína.”

Carnaval 2025: blocos de rua em São Paulo tornam folia acessível e inclusiva para PCDs

“O apoio da Vult representa o reconhecimento da potência feminina, sua importância na cultura, o crescimento e visibilidade que o grupo Sambadeiras alcançou nesses 17 anos de história”, continua Julieta.

A empresa tem investido em projetos voltados ao empoderamento feminino e à inclusão social. Em 2024, lançou a campanha “Isso é Mais que um Batom”, revertendo 100% das vendas de um produto para a ONG Turma do Bem, que oferece tratamento dentário para mulheres vítimas de violência. Além disso, mantém desde 2017 o programa 220 Vults, que já capacitou mais de 43 mil mulheres para atuar no mercado da beleza.

Programação do bloco

  • 02/03/2025 - Cortejo oficial, 10h, Ladeira da Misericórdia, Olinda/PE
  • 03/03/2025 - Apresentação no Carvalheira na Ladeira, 13h
  • 04/03/2025 - Cortejo oficial, 10h, Ladeira da Misericórdia, Olinda/PE
  • 08/03/2025 - Apresentação do Dia da Mulher no Shopping Recife, 17h
Acompanhe tudo sobre:CarnavalMulheresPernambucoRecife

Mais de ESG

Enchentes no Rio Grande do Sul: após um ano, ONG Teto Brasil inicia construção de centro comunitário

7 mulheres que quebraram barreiras seculares no Vaticano de Francisco

Ibama firma parceria para fortalecer brigadas indígenas na prevenção de incêndios

Startup brasileira lança agente de IA para promover educação inclusiva no setor tech