Musk promete levar para Marte cinco naves sem tripulação até 2026
A tripulação da Polaris Dawn retornou com sucesso à Terra no último domingo
Redação Exame
Publicado em 23 de setembro de 2024 às 09h40.
Elon Musk anunciou neste domingo que a SpaceX deve lançar cinco naves espaciais sem tripulação para Marte até 2026. "Se todas pousarem com segurança, missões tripuladas serão possíveis em quatro anos", escreveu ele numa rede social. Caso encontrem mais desafios, as missões tripuladas serão adiadas por mais dois anos.
"Não importa o que aconteça, a SpaceX aumentará o número de naves espaciais viajando a Marte", disse o bilionário.
O sul-africano mencionou o lançamento das naves não tripuladas para Marte a partir de 2026 no início deste mês em uma postagem no X. Segundo o empresário, a viagem entre os dois planetas só é possível de ser feita a cada dois anos, quando os astros estão alinhados.
Elon Musk admite que seus planos poderão sofrer alterações ao longo do tempo em razão de catástrofes. "A questão existencial fundamental é se [..] algo acontecerá na Terra para impedir isso, como, por exemplo, uma guerra nuclear, um supervírus ou um colapso populacional que enfraqueça a civilização a ponto de perder a capacidade de enviar naves de abastecimento para Marte."
Missão histórica da Polaris
A tripulação daPolaris Dawnda SpaceX retornou com sucesso à Terra no último domingo, 15, deixando Elon Musk mais perto de seu sonho de colonizar Marte.
A missão de cinco dias viu os quatro astronautas, na primeira missão privada bem-sucedida ao PlanetaVermelho, completarem diversas façanhas históricas:eles foram mais longe do que qualquer um em mais de 50 anos, isso desde as últimas missões Apollo. As duas mulheresestabeleceram o recorde de maior distância que uma pessoa do sexo feminino viajou no espaço.
Os quatro tripulantes com os trajes espaciais da SpaceX que nunca haviam sido testados em órbita, conduziram a primeira caminhada espacial privada da história.