Ciência

Com foco em Marte, SpaceX está construindo foguete reutilizável e barato

O CEO da empresa espacial, Elon Musk, acredita que a nova tecnologia permitirá eventualmente "uma cidade autossustentável em Marte e uma base na Lua"

O bilionário Elon Musk tem sonhos ambiciosos de construir uma civilização interplenetária em Marte (Pool / Equipe/Getty Images)

O bilionário Elon Musk tem sonhos ambiciosos de construir uma civilização interplenetária em Marte (Pool / Equipe/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 10h26.

Última atualização em 30 de setembro de 2021 às 10h27.

Depois de levar os primeiros quatro "não astronautas" por uma viagem ao espaço pela SpaceX, o bilionário Elon Musk afirma estar gastando a maior parte do tempo em um foguete reutilizável e barato. O objetivo final, disse ele, é para que as viagens para Marte sejam mais acessíveis no futuro.

Durante uma entrevista nesta quarta-feira, 29, o CEO da empresa espacial não segurou seu otimismo para falar da tecnologia em desenvolvimento. Musk acredita que o projeto, intitulado de Starship, está bem encaminhado e que pode levar a lançamentos com uma fração do custo atual.

"Nosso melhor cenário é de 15 milhões de dólares [em custo] por lançamento. E o Falcon é cerca de metade a um terço do custo das alternativas", disse Musk. "O custo de lançamento que acreditamos pode ser inferior a 1 milhão de dólares com 10 vezes a carga útil do Falcon 9."

O Falcon 9 é um foguete de dois estágios que já participou de 112 lançamentos da SpaceX, incluindo a missão Inspiration4.

Ao ser questionado pela entrevistadora, Kara Swisher, quando o foguete barato que transportaria pessoas para Marte estaria disponível, Musk não deu nenhuma afirmação direta, mas disse que o transporte seria lucrativo o suficiente para "uma cidade autossustentável em Marte e uma base na Lua".

A base lunar seria a primeira coisa por "estar praticamente ali", explica Musk. Outro fator relevante é que a SpaceX recentemente fechou um contrato bilionário com a Nasa, avaliado em 2,9 bilhões de dólares, para construir uma espaçonave reutilizável que irá levar astronautas para a Lua na missão Artemis.

O bilionário, assim como seu competidor e CEO da Blue Origin, Jeff Bezos, tem sonhos ambiciosos de construir uma civilização interplenetária em Marte.

"Quando você está tentando desenvolver uma tecnologia totalmente nova, não é barato", disse Musk, que insistiu que a viagem teria que ser acessível para dar certo. "Para que Marte seja uma civilização autossustentável, tem que ser."

  • Como a vida pós-vacina vai mudar a sua vida profissional? Assine a EXAME e entenda.
Acompanhe tudo sobre:Elon MuskMarteSpaceX

Mais de Ciência

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda

Surto de fungos mortais cresce desde a Covid-19, impulsionado por mudanças climáticas

Meteoro 200 vezes maior que o dos dinossauros ajudou a vida na Terra, diz estudo

Plano espacial da China pretende trazer para a Terra uma amostra da atmosfera de Vênus