Exame Logo

Ao custo de R$ 1 mil, respirador criado na USP pode ser feito em 2 horas

Aparelho foi testado no Hospital das Clínicas e segue para aprovação da Anvisa

Inspire: ventilador pulmonar emergencial desenvolvido na USP pode ser produzido em até duas horas (Poli/USP/Divulgação)

Lucas Agrela

Publicado em 27 de abril de 2020 às 11h35.

Última atualização em 27 de abril de 2020 às 12h54.

Um grupo de engenheiros da Escola Politécnica da USP , liderado pelo professor Raul González Lima, criou um ventilador pulmonar emergencial para que médicos possam tratar pacientes com quadros graves de infecção pelo novo coronavírus .

O aparelho tem custo estimado de 1 mil reais, o que é 1/15 do custo do respirador mais barato disponível no mercado (15 mil reais).

Veja também

O projeto do respirador, que pode ser criado em cerca de duas horas, será enviado para a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Chamado Inspire, o aparelho já foi testado em animais e em quatro pacientes no Instituto do Coração, do Hospital das Clínicas. O teste foi realizado seguindo as orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, com a coordenação de José Otávio Auler Junior, professor da Faculdade de Medicina.

“O objetivo era ter medidas na frequência da respiração do paciente, para permitir a sincronização do fornecimento de oxigênio do aparelho com a frequência respiratória. Foram testadas várias frequências respiratórias, porque havia controle das variáveis, tais como pressão e vazão”, afirma o professor Guenther Krieger Filho, coordenador do Laboratório de Diagnóstico Avançado de Combustão da Poli.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDoenças respiratóriasUSP

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Ciência

Mais na Exame