Casual

Youtube retira novo clipe em que Bowie aparece como profeta

O vídeo foi retirado sem que a empresa explicasse os motivos


	David Bowie: o vídeo se passa em um sórdido bar carregado de referências religiosas, sangue, flagelações e sexo
 (Getty Images)

David Bowie: o vídeo se passa em um sórdido bar carregado de referências religiosas, sangue, flagelações e sexo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 12h38.

Londres - O último vídeo de David Bowie, "The Next Day", no qual aparece como um profeta corrompido em companhia dos atores Gary Oldman e Marion Cotillard, foi retirado nesta quarta-feira do portal Youtube poucas horas após seu lançamento.

O vídeo foi retirado sem que a empresa explicasse os motivos, apesar de ainda se pode visionar na web do Vevo.

O vídeo de "The Next Day", o single que dá título ao álbum com que o músico britânico encerrou em março uma década de silêncio, transcorre em um sórdido bar carregado de referências religiosas, sangue, flagelações e sexo.

No cenário, Bowie toca com sua banda, vestido como um profeta, e passam por ele prostitutas, clientes, freiras e até um cardeal a quem os sacerdotes que visitam a casa de jogo clandestino fazem reverência.

Um desses padres, briguento e chulo, é interpretado por Oldman, que protagoniza uma dança intensa e sensual com Cotillard, cujas mãos depois começam a sangrar, em referência a um dos estigmas de Jesus Cristo.

O vídeo foi criado por Bowie, de 66 anos, e dirigido pela italiana Floria Sigismondi, produtora de outros muitos trabalhos para artistas como Leonard Cohen, Katy Perry e The Raconteurs.

Quando o padre vê a dançarina sangrando no chão se volta para o "messias" Bowie e grita: "Está vendo? Isso é culpa tua. E você se considera profeta?".

O clipe termina com vários dos protagonistas reunidos em torno de David Bowie, sobre o qual cai um feixe de luz e que, de um sótão, diz antes de desaparecer: "Obrigada Gary, obrigada Marion, obrigada a todos". 

Acompanhe tudo sobre:CensuraEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria da músicaMúsicaMúsica popYouTube

Mais de Casual

Moda e esporte: lançamentos tênis se voltam às colaborações; confira

Dia Mundial da Tequila: 5 bares em São Paulo para experimentar novos drinks

Edição limitada de Moët Impérial homenageia Arco do Triunfo

Monza pode voltar ao Brasil? China tem dois modelos do sedã

Mais na Exame