Casual

Wagner Moura é indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator

Artista baiano é o primeiro brasileiro a concorrer ao prêmio na categoria voltada para filme de drama e já havia sido indicado à premiação em 2016, pelo papel em 'Narcos'

Wagner Moura: ator brasileiro indicado ao Globo de Ouro (Vitrine Filmes/Divulgação)

Wagner Moura: ator brasileiro indicado ao Globo de Ouro (Vitrine Filmes/Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 8 de dezembro de 2025 às 10h34.

Última atualização em 8 de dezembro de 2025 às 11h39.

Tudo sobreGlobo de Ouro
Saiba mais

E lá vamos nós, de novo: o ator Wagner Moura foi indicado à Melhor Ator do Globo de Ouro de 2026 pelo trabalho em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, um feito inédito para o Brasil.

Os indicados à premiação, que acontece em 11 de janeiro de 2026, foram anunciados nesta segunda-fera, 8.

Essa é a primeira indicação do artista baiano (e do Brasil) para essa categoria, e a segunda na premiação ele foi nomeado a Melhor Ator de Série de Drama por Narcos, da Netflix, em 2016.

Além da indicação inédita para Moura, O Agente Secreto também figura entre os finalistos a Melhor Filme de Drama — uma conquista sem precedentes para o Brasil — e à categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

As nomeações são frutos da trajetória do filme brasileiro no exterior, que têm chamado a atenção de críticos em todo o mundo e vencido estatuetas em diversas premiações do cinema internacional. Em maio deste ano, a produção recebeu quatro prêmios no Festival de Cinema de Cannes, incluindo os de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho).

Cinema brasileiro fazendo história

As nomeações do filme brasileiro marcam a nona participação do país na disputa, quase um ano após a vitória de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz da premiação pelo papel em Ainda Estou Aqui. 

Até os anúncios desta segunda-feira, 8, apenas duas brasileiras haviam figurado entre os indicados nas categorias principais de atuação: Fernanda Montenegro, por Central do Brasil, e Fernanda Torres, que venceu em 2025 por Ainda Estou Aqui. 

Ambientado em Recife no ano de 1977, O Agente Secreto se enquadra como um thriller político. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um foragido misterioso que volta ao Recife para reencontrar o filho. Em busca de paz, ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. No Brasil, o título chegou aos cinemas no dia 6 de novembro.

Rumo ao Oscar?

As recentes indicações de Moura aos prêmios internacionais acende a esperança de que o ator e o filme sejam indicados ao Oscar de 2026.

Ao redor do globo, as principais revistas de cultura do mundo já elencam O Agente Secreto como um dos principais candidatos ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. A Variety, por exemplo, destacou que o filme também pode receber estatuetas nas categorias de Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Direção e Melhor Roteiro (Kleber Mendonça Filho).

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga a lista de pré-indicados à categoria de Melhor Filme Internacional em dezembro. A lista oficial de indicados será divulgada no dia 22 de janeiro, e a cerimônia de premiação está marcada para 15 de março.

yt thumbnail

Onde assistir 'O Agente Secreto'?

O filme está em cartaz nos cinemas desde o dia 6 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:Globo de OuroFilmes brasileirosCinema

Mais de Casual

Globo de Ouro: quais filmes brasileiros já foram indicados?

Quem são os concorrentes de Wagner Moura no Globo de Ouro

Porções pequenas viram nova aposta dos restaurantes

Globo de Ouro 2026: com Wagner Moura, 'O Agente Secreto' é indicado a Melhor Filme de Drama