Casual

Vai ter bloco de rua no feriado? Saiba o que pode e não pode

Em São Paulo, além de festas privadas, está previsto o cortejo de até 50 blocos nas ruas entre os dias 21 e 24 de abril

 (Fernando Maia/Riotur/Divulgação)

(Fernando Maia/Riotur/Divulgação)

JS

Julia Storch

Publicado em 19 de abril de 2022 às 12h36.

Última atualização em 19 de abril de 2022 às 12h58.

Após um ano sem comemorações do Carnaval, em 2022 os desfiles das escolas de samba ocorrem após a Páscoa. Com o adiamento das apresentações em fevereiro, agora a festa ocorre nos sambódromos e em eventos privados durante o Feriado de Tiradentes.

No sábado, 16, duas organizações que representam mais de 160 blocos de rua de São Paulo, acataram a sugestão do prefeito Ricardo Nunes, e irão desfilar no segundo semestre, mas ainda sem data definida.

LEIA TAMBÉM:

Em diversos encontros realizados nos últimos meses, a prefeitura apresentou argumentos de que não haveria tempo suficiente para realizar as licitações para as festas, assim como a falta de planejamento na segurança do evento.

Porém, é previsto que entre 30 a 50 blocos planejam sair às ruas entre os dias 21 e 24 de abril. É o caso dos blocos Unidos do Swing e Te Pego no Cantinho, que anunciaram seus desfiles no domingo, 24, na Avenida Paulista e no bairro do Butantã, respectivamente.

Em nota, a prefeitura anunciou que "é impossível realizar o carnaval de rua sem esforço de organização, que garanta a segurança dos participantes e dos foliões". Para não serem barrados pela prefeitura, diversos blocos ainda não divulgaram nas redes sociais os locais, data e hora dos cortejos.

É o caso do tradicional bloco Espetacular Charanga do França, que ocupa as ruas do bairro de Santa Cecília. Na quinta-feira, 21, o grupo se apresentará em um evento fechado, mas indica nas redes sociais que também irá para as ruas durante o feriado prolongado.

Quais serão os blocos em São Paulo?

Blocos que costumam atrair milhares de foliões na cidade, decidiram fazer festas privadas. É o caso dos blocos Minhoqueens, Agrada Gregos e TaradoNiVocê.

O bloco Minhoqueens, desfilado anualmente no Minhocão, fará dois dias de evento em um clube em Moema. Entre as atrações estão Valeska Popozuda e Lia Clark. O mesmo acontece com o bloco Agrada Gregos, que terá três dias de festa com palcos de música eletrônica e funk. Já o bloco que homenageia Caetano Veloso, o TaradoNiVocê fará um evento no dia 30 de abril.

Como será o Carnaval no Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, reiterou nesta semana que os blocos de rua não estão autorizados a desfilar durante o Carnaval fora de época entre os dias 20 e 24 deste mês, mas destacou que não vai colocar a Guarda Municipal para reprimir os foliões.

No entanto, na semana passada, mais de 140 blocos de rua assinaram um manifesto contra a decisão da prefeitura em barrar as festas de rua. Blocos tradicionais da cidade, como Cordão do Bola Preta, decidiu não desfilar neste ano, mas fará evento privado no sábado e no domingo.

Embora os blocos tradicionais, que normalmente arrastam dezenas de milhares de foliões, já tenham dito à prefeitura que não vão desfilar este ano, os blocos menores, organizados por amigos ou moradores dos bairros, possivelmente vão sair às ruas, a exemplo do que ocorreu no feriado de Carnaval, entre 26 de fevereiro e 1º de março.

*Com informações da Agência Brasil

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:CarnavalFeriados

Mais de Casual

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação

O carro mais tecnológico do Brasil entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, segundo ranking EXAME Casual

Cuidado simples: produtos de beleza multifuncionais e itens essenciais para o verão