Space Mountain: aniversário foi celebrado pelo Mickey e sua turma. (Disney/Divulgação)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 06h15.
É fato que o Magic Kingdom é o parque mais emblemático do Walt Disney World Resort, em Orlando, nos Estados Unidos. Além do icônico Castelo da Cinderela, uma das atrações mais famosas é, sem dúvidas, a Space Mountain. A divertida montanha-russa, localizada na área de Tomorrowland, completa 50 anos e continua a encantar os visitantes. É uma das paradas obrigatórias do parque.
Para celebrar o cinquentenário, o exterior da icônica estrutura cônica da Space Mountain ganhou uma iluminação especial dourada ao longo da noite de quarta-feira, 15 de janeiro. As luzes, que marcaram a data histórica, puderam ser vistas de diversos pontos do Magic Kingdom e áreas próximas.
Além de ser uma das atrações que simbolizam o "crescimento" das crianças – já que é preciso ter 1,12 metros de altura para dar uma volta –, a Space Mountain marcou uma época em que a alta tecnologia começou a transformar a experiência dos parques temáticos. A montanha-russa foi a primeira do mundo a ser 100% controlada por computadores, o que representou um marco na engenharia das atrações da Disney.
Essa inovação tecnológica abriu caminho para outras atrações icônicas do parque, como Slinky Dog Dash, TRON Lightcycle / Run presented by Enterprise e Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind.
A Space Mountain não é apenas uma montanha-russa; ela estabeleceu novos padrões de inovação para atrações temáticas. Confira algumas curiosidades:
A construção da Space Mountain começou em 15 de dezembro de 1972, e a atração foi inaugurada pouco mais de dois anos depois. A celebração de abertura foi um evento grandioso, contando com:
O primeiro passeio oficial na Space Mountain, em 1975, foi feito pelo astronauta Coronel James Irwin, que pilotou o Módulo Lunar da Apollo XV até a Lua.