Casual

Secretário bonitão do papa é estrela da capa da Vanity Fair

"Padre Georg - Não é pecado ser bonito", diz manchete da edição italiana da revista

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 16h49.

Roma - O arcebispo Georg Ganswein, secretário particular do papa Bento 16, que foi apelidado de "Gorgeous George" ("George Bonitão") pelos meios de comunicação italianos, virou estrela da capa da Vanity Fair.

A capa da edição italiana da revista mostra o arcebispo de 56 anos sorrindo, seus olhos azuis brilhando, acima de uma manchete que diz "Padre Georg - Não é pecado ser bonito".

A revista chama Ganswein de "O George Clooney de São Pedro" e diz que dedicou uma reportagem de capa para honrar a sua recente promoção ao posto de arcebispo e como reconhecimento do seu poder crescente na Igreja Católica Romana.

Uma porta-voz da revista explicou que Ganswein não foi entrevistado para o artigo e não posou para a foto da capa, que foi uma aproximação de uma fotografia existente.

Ganswein, que é o secretário pessoal de Bento 16 desde que o ex-cardeal Joseph Ratzinger foi eleito líder católico romano em 2005, foi elevado à categoria de arcebispo no início deste mês.

Alemão como o papa, ele também foi promovido para o cargo de Prefeito da Casa Pontifícia, uma posição que irá aumentar significativamente seu poder conforme o papa fica mais velho e mais frágil.


Como prefeito, Ganswein --já uma das figuras mais conhecidas e poderosas na corte papal-- irá organizar todas as audiências públicas e privadas do papa e sua programação diária.

E, como ele vai manter seu emprego de secretário-particular-chefe, ele terá ainda mais poder para decidir quem tem acesso ao papa de 85 anos de idade.

A Vanity Fair disse que o artigo sobre Ganswein era um "perfil de um monsenhor particular". A revista estará à venda na quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaMídiaPaíses ricosPiigsRevistasServiçosVaticano

Mais de Casual

Brinde harmonizado: como escolher bons rótulos para as festas de fim de ano

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo