Exame Logo

Saiba como evitar golpes para comprar ingressos de shows

Especialista em segurança da informação dá dicas para fãs não sofrerem fraudes de golpistas

Empolgação dos fãs pode ser alvo dos golpistas (Kevin Mazur/Getty Images)
GA

Gabriel Aguiar

Publicado em 26 de outubro de 2022 às 08h00.

Você sabia que um brasileiro sofre tentativa de fraude a cada 9 minutos – de acordo com estimativas do Serasa? E isso também se aplica a shows e eventos que teremos por aqui, já que os fãs podem ser alvos dos golpistas que tentam vender ingressos falsos. “Esses criminosos são especialistas e por isso é preciso suspeitar”, diz Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET.

LEIA TAMBÉM

Veja também

Com a tendência dos bilhetes eletrônicos em vez de tickets impressos, há golpistas que repassam um mesmo ingresso para diferentes compradores por meio das plataformasonline e desaparecem antes de serem rastreados, explica Barbosa. E ainda existem anúncios em sites paralelos, com links falsos e valores fora da média, que podem pedir informações sensíveis (como os dados bancários).

“É importante verificar se os vendedores são quem eles dizem ser e suspeitar de qualquer oferta que peça para clicar em links externos ou preencher informações cadastrais ”, diz o especialista. E a dica é pesquisar detalhes a respeito do fornecedor, dar preferência por plataformas oficiais, sempre atento aos termos de serviço, formas de pagamento, meios de envio e às políticas para devolução.

Confira as dicas para evitar problemas na hora de comprar ingressos:

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:EventosFraudesShows-de-música

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame