(Favoritto/Divulgação)
Editor de Casual e Especiais
Publicado em 14 de abril de 2023 às 17h20.
Última atualização em 14 de abril de 2023 às 17h45.
A onda recente de temperar pratos com folhas de ouro chegou agora a dois dos restaurantes mais incensados do Quadrado do balneário de Trancoso, no sul da Bahia. São eles o Bonitto e o Allegra, do grupo gastronômico Favoritto.
O Bonitto fica em uma casa rústica no Quadrado e possui, segundo a direção, “uma decoração repleta de toques étnicos”. O menu valoriza pratos feitos no fogo, com foco na parrilla, com diversos tipos de carne. Por lá, é possível pedir um corte Wagyu em folha de ouro 18K.
O Allegria ocupa um grande jardim também no Quadrado. Sua especialidade é a cozinha fusion e, para quem a considerava sumida da mídia, a culinária molecular. O restaurante oferece o consumo das folhas de ouro 18K em cima de finas fatias de sashimi de Wagyu “acompanhadas de hot stones, para selar levemente a carne antes do consumo”.
A assessoria de imprensa do grupo Favoritto não quis passar o preço dos pratos, já que são feitos a pedido e não constam no cardápio. O custo de pratos temperados com lâminas de ouro esteve em notícias polêmicas recentes.
O uso de folhas de ouro na comida ganhou visibilidade com os vídeos do chef turco Salt Bae, que aparece sempre temperando a carne com gestos teatrais. Em Londres, o restaurante Nusr-Et Steakhouse, do famoso chef, oferece a opção de um bife coberto de ouro por 9.000 reais.
No ano passado circulou nas redes imagens dos jogadores da seleção brasileira na filial do Nusr-Et no Catar, durante a Copa do Mundo, comendo carne temperada com o metal precioso. Na ocasião, o preço do prime-rib coberto com folha de ouro custava o equivalente a 3.300 reais.
Mas essas não são as iguarias mais caras com folha de ouro no mercado. Consta que uma sobremesa do restaurante Serendipity, de Nova York, chegava a valer 25 mil dólares. A Frozen Haute Chocolate levava 28 tipos de cacau de 14 países e cinco gramas de ouro comestível de 23 quilates. A sobremesa não consta hoje do cardápio.
E que gosto tem a lâmina de ouro sobre a carne? Em que o metal melhora o prato? Nenhum. Nada. Segundo especialistas, trata-se apenas de um enfeite, dado que o metal não tem gosto e nem é absorvido pelo organismo na digestão.
O grupo Favoritto tem hoje os restaurantes Allegria, Bonitto e Favoritto. Recentemente o grupo fez um investimento na casa de 10 milhões de reais. Os empreendimentos empregam cerca de 250 funcionários e chegam a receber 100 mil cliente no verão. Resta saber quantos pedirão Wagyu temperado com folhas de ouro.