Casual

Restaurante proíbe entrada de clientes com menos de 30 anos nos EUA

Estabelecimento busca criar um ambiente sofisticado e tranquilo, gerando apoio e críticas com a medida.

Fernando Olivieri
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 11 de junho de 2024 às 09h35.

O restaurante caribenho Bliss, localizado nos arredores de St. Louis, nos Estados Unidos, adotou uma política controversa ao proibir a entrada de clientes com menos de 30 anos. Desde sua inauguração em maio, o estabelecimento permite apenas a entrada de mulheres com no mínimo 30 anos e homens, 35 anos, com o objetivo de criar um ambiente “sofisticado e tranquilo”. A decisão gerou uma mistura de apoio e críticas.

De acordo com a reportagem do The Washigton Post, os proprietários do Bliss, Marvin Pate e sua esposa, defendem a restrição etária como necessária para manter uma atmosfera "adulta e elegante". A política é parte da estratégia do restaurante para oferecer uma experiência diferenciada, que inclui pratos como arroz jollof, coquetéis tropicais e narguilés. Em um post no Facebook, o restaurante explicou que a medida visa garantir um ambiente de jantar “maduro, sofisticado e seguro para todos”.

A restrição de idade dividiu a opinião dos clientes. Enquanto alguns apreciam a tranquilidade proporcionada pela nova regra, outros acreditam que a gerência deveria focar em coibir comportamentos indisciplinados, independentemente da idade dos clientes. Críticos apontam que a idade não garante comportamento adequado.

Apesar das críticas, muitos frequentadores elogiaram a iniciativa, considerando-a uma forma de escapar do comportamento mais "vibrante" dos jovens. Alguns clientes chegaram a expressar nas redes sociais seu alívio em poder desfrutar de uma refeição tranquila sem a presença de uma clientela mais jovem e barulhenta.

Outros restaurantes seguem restrições

A legislação dos Estados Unidos permite que restaurantes imponham limites de idade, pois o fator não é protegido nesse contexto. Polêmicas em torno de restrições de idade geralmente surgem quando restaurantes proíbem crianças, como foi o caso do Nettie's House of Spaghetti, em Nova Jersey, que no ano passado não permitiu a entrada de crianças menores de 10 anos devido ao barulho e à bagunça.

Embora seja menos comum que tais regras sejam aplicadas a adultos, há precedentes. Em San Antonio, o Horizons & More se apresenta como um destino para maiores de 30 anos. Em Nova York, o The Auction House impõe uma política de entrada para maiores de 25 anos nas noites de sexta-feira e sábado. No ano passado, dois jovens relataram no TikTok terem sido barrados no Melody's Bar & Grill, em Los Angeles, por não terem idade suficiente para a noite de maiores de 30 anos.

Acompanhe tudo sobre:RestaurantesEstados Unidos (EUA)

Mais de Casual

Livro conta a história de família de Éder Jofre, o campeão de boxe que o Brasil insiste em esquecer

Quanto custa comer no restaurante brasileiro eleito um dos 50 melhores do mundo

Destaque na Bienal do Rio, Pedro Bandeira terá obra adaptada ao cinema

"Senti que a F1 e o cinema se encontraram", diz Lewis Hamilton sobre filme em que é produtor