Lorenzo Bertelli: filho mais velho de Miuccia Prada comandará a Versace (MARCO BERTORELLO/AFP/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 09h34.
O grupo Prada concluiu nesta terça-feira, 2, a compra da Versace por um valor de quase 1,3 bilhão de euros, após a aprovação das autorizações correspondentes.
“A Prada anuncia hoje a conclusão da aquisição da Versace da Capri Holdings, após ter obtido todas as autorizações regulatórias exigidas”, informou o grupo em um breve comunicado. A Versace será comandada por Lorenzo Bertelli, filho mais velho de Miuccia Prada.
O anúncio da aquisição foi feito em abril deste ano e o valor da aquisição é um dos maiores movimentos da moda italiana que tenta enfrentar os conglomerados de luxo franceses. O grupo é proprietário das marcas Miu Miu e Church's.
"Nosso objetivo é dar continuidade ao legado da Versace, celebrando e reinterpretando sua estética ousada e atemporal; ao mesmo tempo, forneceremos a ela uma plataforma sólida, reforçada por anos de investimentos contínuos e enraizada em relacionamentos de longa data", disse o CEO da Prada, Patrizio Bertelli em um comunicado à época.
De acordo com a Prada em um comunicado oficial, a Versace manterá seu DNA criativo e autenticidade cultural. "Ao mesmo tempo em que se beneficiará de toda a força da plataforma consolidada do grupo, incluindo capacidades industriais, execução de varejo e experiência operacional", diz o documento.
Desde o dia 1º de abril, Donatella Versace deixou a direção artística da grife Versace, cargo que ocupou desde 1997. Ela foi substituída por Dario Vitale, que possui passagens pela Miu Miu. O movimento já era um indicativo da aquisição.
Em 4 de março, o grupo Prada, o maior de moda da Itália, anunciou um faturamento de 5,43 bilhões de euros em 2024, alta de 17% em comparação a 2023. Os lucros foram de 839 milhões de euros, 25% a mais que o ano anterior.