Os carros mais caros vendidos no Brasil em 2012
Confira os representantes altamente valiosos de 10 grandes montadoras presentes no país
Da Redação
Publicado em 26 de dezembro de 2012 às 17h41.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h48.
São Paulo – Esse conversível da montadora inglesa Aston Martin custa em torno de 1,35 milhão de reais. O design desse carro esportivo revela um modelo 2+2, ou seja, com dois lugares na frente e dois atrás, porém mais apertados. A capota de lona funciona de maneira completamente automática e demora 14 segundos para abrir e fechar. O DBS Volante alcança de 0 a 100 quilômetros por hora em 4,3 segundos e pode chegar a mais a de 300 km/h de velocidade.
De acordo com a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o modelo novo desse esportivo de luxo da Audi custa mais de 855 mil reais. O conversível tem capota de lona (que demora 19 segundo para mudar de posição), faróis de LED e carroceria ASF em alumínio e material composto com fibra de carbono usado nos painéis laterais e traseiros. A potência do R8 Spyder é de 525 cavalos e ele é capaz de atingir 100 km/h em 4,1 segundos.
O sedã ActiveHybrid 7, da BMW, é um híbrido com dois motores, um deles com 407 cavalos de potência e outro, elétrico, com 58 cv. Este último é usado apenas nos momentos de arranque, ultrapassagens, frenagens e descidas, sendo capaz de regenerar a energia do veículo quando o motorista tira o pé do acelerador. No design, o modelo tem uma carroceria feita com muito alumínio, para deixar o carro leve, com peso de 2.120 quilos. O preço, segundo a Fipe, é de mais de 505 mil reais.
Esse modelo Bentley custa quase 1,3 milhão de reais e seu design é inspirado no cupê Continental GT. As linhas desse conversível são esportivas, seus faróis são de LED e as lanternas, discretas. No interior, materiais nobres, como couro e madeira, fazem presença. No quesito potência, ele não deixa a desejar, com um desempenho de 567 cavalos. A velocidade máxima é de 314 km/h e o carro corre de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
O cupê da montadora italiana custa 2,8 milhões de reais, de acordo com a tabela da FIPE, e é o carro de valor mais alto desta lista. Feita para levar quatro ocupantes e primeiro da marca a ter tração das quatro rodas, a Ferrari FF tem 660 cavalos de potência, motor V12 e pesa 1.880 quilos.
Disponível nas versões XJ e XJL (com maior distância entre eixos), esse modelo da Jaguar tem um design moderno, linhas ousadas, grande teto solar e lanternas de LED, além de muita tecnologia em seus equipamentos interiores. A motorização também varia, podendo chegar a 510 cavalos de potência e 250 km/h, na opção V8 5.0 litros Supercharged. Segundo a tabela FIPE, o modelo com essas configurações e câmbio automático, custa em torno de 660 mil reais.
O valor desse conversível é de 1,65 milhão de reais, pela FIPE, e essa quantia não é cobrada em vão. O Gallardo Spider LP560-4 é um conversível com potência de 567 cavalos, que alcança 100 km/h em 4 segundos e tem velocidade máxima de 324 km/h. Entre outros itens, ele apresenta capota automática e sistema de navegação multimídia, além de design forte, com linhas geométricas bem definidas.
Com preço de 545 mil reais na tabela FIPE, o novo modelo Lexus LS 460 foi lançado em julho deste ano no mundo todo. O carro tem grade tipo spindle, todas as luzes externas em LED e apresenta um design arrojado e luxuoso. Entre os itens que conferem conforto, estão as câmaras de redução de ruídos, que fazem o barulho do motor ter mais dificuldade para chegar ao interior do carro, e o controle de temperaturas dos bancos e do volante.
O desenho desse cupê foi inspirado no carro de corrida Trofeo Gran Turismo MC, o que deu a ele mais leveza, equilíbrio e menos desgaste dos pneus. O Maserati GranTurismo MC Stradale atinge uma velocidade máxima de 301 km/h, com um motor V8 4.7, de 450 cavalos de potência. Ele ainda pode chegar a 100 km/h em 4,6 segundos. Do lado de fora, os pneus são personalizados e a suspensão tem design exclusivo. Por dentro, não há bancos de trás e os da frente são feitos de fibra de carbono. Pela tabela FIPE, o valor do veículo ultrapassa os 825 mil reais.
Segundo a tabela FIPE, o cupê de luxo Porsche Panamera Turbo S custa 942 mil reais. Esse modelo, que apresenta um design moderno e elegante, traz motor V8 4.8 e potência de 550 cavalos. Assim, consegue alcançar 100 km/h em 3,8 segundos e velocidade máxima de 306 km/h.