Lisboa: cidade foi a mais buscada pelos brasileiros em 2021 (PEC Photo/Getty Images)
Gabriel Aguiar
Publicado em 20 de junho de 2022 às 14h17.
É verdade que Lisboa foi o destino internacional mais procurado pelos brasileiros em 2021. Só que a capital portuguesa também foi considerada a terceira cidade mais cara do mundo, de acordo com o estudo elaborado pela seguradora britânica CIA Landlords: somando os valores de aluguel, salário e custo de vida, o saldo foi negativo em 1.149 euros (equivalente a cerca de 6,2 mil reais).
VEJA TAMBÉM
Essa cálculo leva em consideração os preços cobrados por apartamentos na região central da cidade e o salário médio dos trabalhadores – que, no caso de Lisboa, é de 1.625 euros para uma opção com três dormitórios, enquanto a remuneração é avaliada em 1.037 euros. Também foi subtraído o custo de vida, de 561 euros. Mas educação, que aumentaria 500 euros por criança, ficou fora.
Por outro lado, foram indicadas as cidades menos caras para viver e, nesta lista, apareceram sete do Reino Unido, uma da Austrália, uma dos Estados Unidos e uma da Suíça – cuja capital, Berna, consta como localidade mais em conta para viver, com saldo positivo de 1.406 euros (equivalente a 7,6 mil reais). Nenhuma cidade brasileira apareceu no ranking de mais econômicas. Veja as listas: