Exame Logo

Festa de aniversário de SP tem comida e shows; veja a agenda

Festa para comemorar o aniversário de 461 anos de São Paulo totaliza 15 eventos, distribuídos em 15 palcos. Entrada é gratuita em todos eles

Avenida Paulista: festa do aniversário de São Paulo totaliza 15 eventos, distribuídos em 15 palcos (Caio Pimenta/Turismo em São Paulo)

Claudia Gasparini

Publicado em 25 de janeiro de 2015 às 12h15.

São Paulo - Se você quer comemorar os 461 anos da capital paulistana curtindo o que ela tem de melhor, há boas alternativas para fazer isso gastando pouco - ou nada.

A programação prevista para o aniversário de São Paulo vai de shows a passeios de bicicleta e festival gastronômico a preços populares. Segundo a SPTuris, a festa totaliza 15 eventos, distribuídos em 15 palcos, que contam com 22 geradores, 130 banheiros químicos, 530 grades, 270 barricadas e 50 tendas.

Veja abaixo alguns destaques para anotar na agenda:

Música
No centro, um show de Jorge Ben começa às 16h, no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na região da Luz.

Na zona norte, o espaço é de Leandro Lehart (18h) e do Baile do Simonal (21h).

Na Avenida do Arvoreiro, zona sul, você pode curtir os Detentos do Rap (17h) e Almir Guineto (19h45), criador do grupo Fundo de Quintal.

Na zona leste, os artistas em cartaz são a Velha Guarda da Camisa Verde e Branco e Paula Lima (16h), além do grupo de rap De Menos Crime e a banda de reggae Tribo de Jah (20h30), no Parque Linear Rio Verde.

Para quem está na zona oeste, a festa será em Pinheiros, no Largo da Batata. A programação inclui a Nomade Orquestra (17h), o grupo Metá Metá (18h30) e a banda Nação Zumbi (20h).

Veja mais detalhes no site da prefeitura.

Passeio de bicicleta
A Pedalada de Aniversário de São Paulo inclui o passeio por locais icônicos da capital paulistana, como o Estádio do Pacaembu, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz, Theatro Municipal, Sambódromo do Anhembi e Viaduto do Chá. A atividade, com início previsto para as 7h, termina no Centro Esportivo e de Lazer Tietê.

Comida
Bateu fome depois de tantos passeios? O seu lugar é a frente ao Theatro Municipal, no centro. Lá, chefes de cozinha vendem pratos com preços entre 5 e 15 reais. Alguns dos pratos programados são bolinho de bacalhau, sanduíche de pernil com molho de rapadura e strogonoff especial.

Homenagem
Inspirado na lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, o Memorial da América Latina decidiu homenagear São Paulo lavando um símbolo da arquitetura da cidade. O objeto é a famosa escultura da mão sangrando, de Oscar Niemeyer, ícone da capital.

O evento também contará com a participação de sambistas. A partir das 14h, começa a concentração de 40 ritmistas da Bateria Furiosa, em frente ao Auditório Simón Bolívar. A programação também inclui Nelson Coelho, os Soberanos Mestres Sala e Porta Bandeira (Gabi e Vivi), as Tias Baianas e as Passistas. Às 15h40, começa o cortejo carnavalesco até a mão, na Praça do Sol, onde as Tias Baianas a lavam com água de cheiro.

Veja mais detalhes sobre o evento no site do Memorial.

São Paulo – Os amantes de junk food não ficarão desamparados, em São Paulo . Neste mês, a revista Veja Comer e Beber São Paulo revelou quais são os melhores restaurantes da cidade para quem gosta de guloseimas. Na categoria “comidinhas” da edição de 2014/2015, foram premiadas 12 casas, entre elas a hamburgueria Na Garagem, na subcategoria “bom e barato”, e o Buzina Food Truck, na nova classificação “food truck”. Confira a seguir onde é possível encontrar essas e outras delícias de São Paulo.
  • 2. Bom e Barato - Na Garagem

    2 /14(Mário Rodrigues / Veja São Paulo)

  • Veja também

    O estabelecimento vencedor da categoria Bom e Barato desta edição da Veja Comer e Beber São Paulo é a hamburgueria Na Garagem, que funciona em Pinheiros. A lanchonete, como o nome diz, fica instalada em uma garagem e aposta no menu simples e de preço honesto para cativar o público. O cardápio traz duas opções principais de hambúrguer: cheese-salada ou vegetariano, com possibilidade de adicionar bacon e queijo. Um sanduíche, com uma porção individual de batata frita e um refrigerante saem por cerca de 30 reais.
  • 3. Melhor Cachorro-quente - The Dog Haüs

    3 /14(Mário Rodrigues / Veja São Paulo)

  • No quesito cachorro-quente, quem levou a melhor neste ano foi The Dog Haüs, casa especializada no quitute, no bairro Itaim Bibi. A lanchonete tem seis tipos de salsicha, combinadas com ingredientes gourmet, que fogem um pouco das opções comuns dos carrinhos de rua. Um dos destaques do cardápio é, segundo a revista Veja São Paulo, o chamado choripan (28 reais), que traz linguiça calabresa, maionese de alho, molho chimichurri, cebola-roxa e mostarda em grãos na baguete crocante da padaria Mr. Baker.
  • 4. Melhor Café - Coffee Lab

    4 /14(Mário Rodrigues / Veja São Paulo)

    O Coffee Lab, localizado no bairro Pinheiros, foi o destaque na categoria de melhor café da edição deste ano. O estabelecimento comandado pela barista Isabela Raposeiras serve a bebida feita com grãos torrados por lá mesmo e moídos na hora. Além de 2014/2015, o Coffee Lab já foi agraciado com o prêmio da revista, nos últimos três anos.
  • 5. Melhor Chocolate - Opera Ganache

    5 /14(Fábio Mangabeira / Veja São Paulo)

    Localizado no bairro Consolação, o Opera Ganache foi agraciado com o prêmio de melhor chocolate e, como se não bastasse, o comandante da cozinha, Rafael Barros, conquistou o título especial de confeiteiro do ano. Lá, além do sabor do chocolate belga, os clientes ainda se deliciam com o acabamento dos doces, que são decorados para encher os olhos (e a boca) de quem entra na loja.
  • 6. Melhor Doceria - Confeitaria Marilia Zylbersztajn

    6 /14(Reprodução / Facebook)

    A Confeitaria Marilia Zylbersztajn mereceu receber o prêmio de melhor doceria desta edição da Veja Comer e Beber São Paulo por sua habilidade de fazer tortas e bolos. A chef Marilia é formada pela escola Le Cordon Bleu, nos Estados Unidos, e levou para o cardápio quitutes refinados e equilibrados na doçura, para realçar os sabores dos ingredientes usados.
  • 7. Melhor Food truck - Buzina Food Truck

    7 /14(Reprodução / Facebook)

    Com a moda dos food trucks, a edição deste ano da revista trouxe uma nova categoria que premia o melhor estabelecimento deste tipo. O primeiro agraciado é o Buzina Food Truck, que transita por bairros como Vila Madalena, Vila Olímpia, Jardim Paulista e Paraíso. O cardápio sanduíches e outros quitutes para serem comidos com garfo, que variam de acordo com o dia e a criatividade dos chefs. Para saber por onde eles atendem, basta conferir em sua página no Facebook.
  • 8. Melhor Hambúrguer - Z Deli Sandwich Shop

    8 /14(Fernando Moraes / Veja São Paulo)

    Com unidades nos bairros Pinheiros e Jardins, a lanchonete Z Deli Sandwuich Shop é dona do melhor hambúrguer da cidade, segundo a Veja São Paulo. Além dos sanduíches, a revista indica a batata frita crocante com maionese para acompanhar e a c heesecake na calda de amora, de sobremesa, para a refeição ficar perfeita.
  • 9. Melhor Padaria - Mr. Baker

    9 /14(Fernando Moraes / Veja São Paulo)

    Apesar de parecer, a Mr. Baker não é apenas mais uma padaria comum, no bairro Itaim Bibi. Vencedor da categoria de melhor padaria da Veja Comer e Beber São Paulo 2014/2015, o estabelecimento se diferencia pelos ingredientes e pela qualidade dos pães lá servidos. As receitas levam farinha orgânica e fermento natural, em combinações criadas pelo padeiro Gilson Santos.
  • 10. Melhor Pastel - A Pastella

    10 /14(Fernando Moraes / Veja São Paulo)

    Vencedora também em 2013/2014, A Pastella conquistou novamente o título de melhor pastel neste ano. A lanchonete, localizada na Chácara Santo Antônio e com franquia em Moema, aposta na sofisticação da guloseima e do caldo-de-cana (que leva também suco de limão siciliano). O recheio dos pasteis fica a gosto do freguês, que pode escolher entre opções que levam salmão, peito de peru, gorgonzola e outras delícias.
  • 11. Melhor Rotisseria - Red Boutique Gourmet

    11 /14(Fernando Moraes / Veja São Paulo)

    A rotisseria Red Boutique Gourmet venceu o prêmio da categoria neste ano. O mérito dos chefs não se deve somente ao fato de o estabelecimento ter baixado os preços da casa em 40% recentemente, mas também às receitas inovadoras e descoladas. A rotisseria funciona no bairro Jardim Paulista.
  • 12. Melhor Sanduíche - Via Emilia Piadineria

    12 /14(Reprodução / Facebook)

    Na categoria de melhor sanduíche, o prêmio da Veja São Paulo foi para a Via Emilia Piadineria, que funciona em Pinheiros. Lá, a chef Lais Duo prepara a iguaria italiana chamada piadina (sanduíche feito com pão achatado) e dá seu toque pessoal ao prato, com ingredientes sofisticados. Quem prefere massa integral também tem essa opção no cardápio.
  • 13. Melhor Sorvete - Me Gusta

    13 /14(Reprodução / Facebook)

    A sorveteria Me Gusta, que fica no bairro Cerqueira César e marca presença frequentemente em feiras gastronômicas, foi a agraciada da categoria melhor sorvete. Sem usar corantes e conservantes, o estabelecimento oferece paletas mexicanas, com sabores irresistíveis, como a de morango recheado com leite condensado. Tudo sem usar conservantes ou corantes artificiais.
  • 14. Veja, agora, os melhores restaurantes do Brasil, segundo os viajantes

    14 /14(Romero Cruz / Veja)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteBicicletascidades-brasileirascomida-e-bebidaFestivaisGastronomiaMetrópoles globaissao-paulo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame