Casual

Como é feita a maior bruschetta do mundo, título conquistado em São Paulo

Com 80 metros de comprimento, ela desbancou a iguaria gigante que foi produzida em Napoli, na Itália, em 2019, e que tinha pouco mais de 52 metros

Bruschetta: tradicional entrada italiana. (Divulgação/Divulgação)

Bruschetta: tradicional entrada italiana. (Divulgação/Divulgação)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 2 de setembro de 2023 às 07h11.

Um verdadeiro exército de 20 chefs de cozinha e cerca de 200 ajudantes se reuniram para criar a maior bruschetta do mundo. O título foi conquistado no dia 27 de agosto durante a tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita, no bairro do Bixiga, em São Paulo, que vai até o domingo, 3. Com 79,7 metros de comprimento, ela desbancou -- com folga -- a iguaria gigante que foi produzida em Nápoli, na Itália, em 2019, e que tinha pouco mais de 52 metros.

Para a produção, foi montada uma verdadeira operação de guerra. Foram necessários 20 quilos de tomate pelado em cubos, 60 quilos de mussarela de búfala, 80 metros de pão italiano, 24 litros de azeite de oliva, 15 quilos de manjericão fresco, 5 quilos de ervas provençais, e 3 quilos de sal. Depois de montada, um chef de cozinha passou finalizando a entrada com um fio de azeite. Todos os ingredientes foram doados pela marca Conservas Olé, patrocinadora da tradicional festa italiana.

Depois de pronta, a maior bruschetta do mundo foi cortada em pedaços e distribuída para quem passou pela festa católica. Além da entrada, quem foi à Festa de Nossa Senhora Achiropita ainda conseguiu provar outros pratos italianos como massas, polenta, fogazzas e calabresa na chapa. Toda a renda arrecadada com a venda dos pratos será revertida a projetos sociais que prestam auxílio a diversas comunidades carentes da região.

Origem da bruschetta

A tese mais aceita entre os historiadores é que a bruschetta surgiu antes de Cristo, no Império Romano, na região que atualmente é a Itália. Acredita-se que trabalhadores rurais comiam o pão desta forma para aproveitar o que tinha sobrado do dia anterior, colocando em cima ingredientes que tinham disponíveis, como tomate e azeite de oliva. A  palavra em italiano deriva de bruscare, que significa tostar.

Serviço

97ª edição da Festa de Nossa Senhora Achiropita
Local: Paróquia Nossa Senhora Achiropita -- Rua 13 de Maio, 478, em São Paulo
Rua 13 de Maio, 478, em São Paulo
Último final de semana: 2/9 (sábado) -- das 18h até meia-noite -- e 3/9 (domingo) -- das 17h30 às 22h30.

Acompanhe tudo sobre:comida-e-bebidaReceitas culinárias

Mais de Casual

Os olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássaros

Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025

Matheus Nachtergaele: 'Espero que O Auto da Compadecida 2 lembre como é bom ser brasileiro'