Casual

Cineasta Yimou acusado de transgredir a regra do filho único

O diretor de "Lanternas Vermelhas" e "O Clã das Adagas Voadoras" tem pelo menos sete filhos concebidos com várias mulheres, segundo a imprensa


	Zhang Yimou: o cineasta pode ser condenado a pagar uma multa de 160 milhões de yuans (20 milhões de euros)
 (Valery Hache/AFP)

Zhang Yimou: o cineasta pode ser condenado a pagar uma multa de 160 milhões de yuans (20 milhões de euros) (Valery Hache/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2013 às 10h15.

Pequim - O famoso cineasta Zhang Yimou, uma das principais figuras culturais da China oficial, foi acusado de ter violado a rígida política do filho único, informa a imprensa chinesa.

O diretor de "Lanternas Vermelhas" e "O Clã das Adagas Voadoras" tem pelo menos sete filhos concebidos com várias mulheres, destaca a imprensa.

Os jornais publicaram a notícia depois de vários dias de boatos na internet, provocados pela divulgação de uma foto de sua última esposa com três crianças.

O serviço de planejamento familiar de Wuxi (leste da China) iniciou uma investigação e, levando em consideração a renda do artista, o cineasta pode ser condenado a pagar uma multa de 160 milhões de yuans (20 milhões de euros).

O diretor de "O Sorgo Vermelho" e "Herói" não comentou a informação. Muitas pessoas criticaram na internet as supostas violações da regra, por considerá-las um privilégio dos ricos.

Inicialmente popular por seus filmes proibidos, o diretor de 61 anos passou a ser um dos promotores do regime, participando nas grandes cerimônias oficiais, como a celebração dos 60 anos da China comunista em 2009 ou a a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmes

Mais de Casual

Moda e esporte: lançamentos tênis se voltam às colaborações; confira

Dia Mundial da Tequila: 5 bares em São Paulo para experimentar novos drinks

Edição limitada de Moët Impérial homenageia Arco do Triunfo

Monza pode voltar ao Brasil? China tem dois modelos do sedã

Mais na Exame