Casual

Abertura do Rock in Rio tem sol, brincadeiras e muito pop

Beyoncé e o DJ francês David Guetta são as principais atrações do primeiro dia do maior festival musical do mundo

Multidão acompanha o show da cantora Ivete Sangalo, no 1º dia do Rock in Rio, 13 de setembro

 (Yasuyoshi Chiba/AFP)

Multidão acompanha o show da cantora Ivete Sangalo, no 1º dia do Rock in Rio, 13 de setembro (Yasuyoshi Chiba/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2013 às 22h40.

Rio de Janeiro - A diva norte-americana Beyoncé e o DJ francês David Guetta abrem nesta sexta-feira o Rock in Rio, maior festival musical do mundo, que reunirá cerca de 85 mil pessoas em cada um dos seus sete dias para ver 127 grupos e artistas nacionais e internacionais.

O evento acontece na Cidade do Rock, uma mega-estrutura de 150.000 m² montada na região onde ficará, futuramente, a vila olímpica das Olimpíadas de 2016, sediada no Rio de Janeiro.

Sob um sol escaldante, por volta das 14h, as portas da Cidade se abriram, e muitas pessoas que aguardavam desde o início da manhã para entrar correram para garantir seus lugares.

"Foi muito esforço para estar aqui tão cedo, passei a madrugada aqui", contou Roberto Graell, 32, advogado que veio de Juiz de Fora (Minas Gerais) para aproveitar o primeiro dia de shows. "É a primeira vez que participo, então quero aproveitar ao máximo".

A Orquestra Sinfônica Brasileira abriu, às 17h, o palco Mundo - onde ocorrerão as maiores apresentações. A plateia vibrou com a 5ª Sinfonia de Beethoven, primeira música do repertório feito sob medida para o festival de rock. Na sequência, clássicos do rock como "Satisfaction", dos Rolling Stones, e "Bohemian Rhapsody", do Queen.

No palco Sunset, onde encontros musicais inusitados acontecem nos intervalos das atrações principais, a dupla formada pela brasileira Maria Rita e a belga Selah Shue contagiou o público que aproveitava o cair da noite. "Este som é sensacional, e só aqui temos essa oportunidade", disse a advogada Carolina Maciel, 35 anos.

O palco Mundo deu uma volta pelo Brasil e passeou pela poesia de Cazuza e pelo axé de Ivete Sangalo. Na homenagem a Cazuza, os cantores Frejat e Ney Matogrosso aproveitaram para falar sobre a onda de protestos vivida no país. "Cazuza estaria muito feliz de ver essa gente toda nas ruas", disse Frejat.

Brincadeiras

Antes dos shows mais aguardados do primeiro dia, muitas pessoas aproveitaram para curtir os inúmeros brinquedos espalhados por todo o local. Uma enorme roda-gigante e uma montanha-russa dão o tom descontraído do festival.


A tirolesa, uma cadeira pendurada num gigante fio que percorre toda a extensão do palco Mundo, foi sucesso garantido. "Estou há mais de uma hora na fila para andar na tirolesa", disse Elvis Andrade, 19 anos, que deixou de lado alguns shows para aproveitar o brinquedo radical.

A professora Milena Reis, 40 anos, também estava na fila para a tirolesa. "Acho que é uma experiência única, nunca fiz nada parecido". Ela veio acompanhada das duas filhas, Sophia, 16, e Clarice, 18, que aguardam ansiosamente os shows da noite.

Principal atração do primeiro dia, a cantora Beyoncé deve subir ao palco após a meia-noite e promete transformar a Cidade do Rock em cidade do pop. Mais cedo, ela causou polêmica ao exigir 10 camarins exclusivos. "É coisa de diva, e ela merece pedir o que quiser", disse à AFP o estudante Cleyton Moraes, 20 anos, vestindo uma camiseta com a foto da cantora.

Rock in Vegas

O idealizador do Rock in Rio, Roberto Medina, disse em conversa com a imprensa que a próxima edição do festival acontecerá nos Estados Unidos, em Las Vegas, e voltará ao Rio em 2015.

Medina disse estar muito feliz com a edição deste ano. "Não sou tiete, mas estou ansioso pela apresentação do Bruce Springsteen", contou.

Ele também falou sobre o "frio na barriga" causado pelo Bon Jovi, cujo baterista teve de ser operado às pressas e se apresentará no festival no próximo dia 20. Apesar do cancelamento de um dos shows da banda em Buenos Aires, as apresentações no Brasil se mantiveram.

o Rock in Rio voltou ao Brasil após dar uma volta por Portugal e Espanha em 2012. A edição deste ano ocorre entre 13 e 22 de setembro, quando o público poderá ouvir um time variado de estrelas nacionais e internacionais, que reúne de Beyoncé aos roqueiros do Alice in Chains, passando por Justin Timberlake e Metallica.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoIndústria da músicaMúsicaMúsica poprock-in-rioShows-de-música

Mais de Casual

Próximo ao prédio mais alto de SP, restaurante com menu do Oriente Médio tem alma da boa comida

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Mais na Exame