Exame Logo

6 grandes sucessos da cantora Etta James

Ícone do blues, a cantora morreu nesta sexta-feira aos 73 anos, vítima de leucemia

Saudade (Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2012 às 19h06.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.

São Paulo – Cantora do sucesso “At Last”, o ícone do blues Etta James morreu nesta sexta-feira, cerca de um ano após descobrir que tinha leucemia. Na próxima quarta-feira, ela completaria 74 anos, grande parte deles dedicada à música . Em novembro do ano passado, ela gravou o disco "The Dreamer", apesar dos problemas de saúde pelos quais passava, já que, além da leucemia, a cantora sofria de Alzheimer. Ao longo de sua carreira, ela lutou ainda contra o vício em heroína e contra a obesidade, fazendo uma cirurgia gástrica, em 2003, que a fez emagrecer aproximadamente 100 quilos. Nesse mesmo ano, ela ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. No cinema , a cantora foi interpretada por Beyoncé, no filme Cadillac Records (2008). Confira a seguir algumas das músicas que marcaram a carreira dessa cantora que deixará saudades para os amantes de blues.
  • 2. “At Last”

    2 /7

  • Veja também

    Escrita por Mack Gordon e Harry Warren, em 1941, essa música ganhou sucesso na voz de Etta James, em 1961, apesar de ter sido feita para o filme Orchestra Wives (1942). Sua versão de estreia foi gravada em dueto com Harvey Fuqua (de The Moonglows) e deu nome ao primeiro álbum de sua carreira, “At Last!”. Depois de Etta, várias outras cantoras interpretaram a canção, dentre elas Céline Dion, Christina Aguilera, Cyndi Lauper e Beyoncé, que ganhou o prêmio “Best Traditional R&B Vocal Performance”, quando desempenhou Etta no filme Cadillac Records (2008). A música, também na voz de Beyoncé, foi trilha sonora da primeira dança de Barack Obama com sua esposa, após tomar posse da presidência dos Estados Unidos (2009).
  • 3. “The Wallflower (Dance with Me, Henry)”

    3 /7

  • Também conhecida como "Roll With Me Henry" e "Dance With Me Henry", a música “The Wallflower” é uma resposta à "Work with Me, Annie", de Hank Ballard. A canção foi escrita por Etta James, Johnny Otis e Ballard, e gravada por ela e Richard Berry, em 1955. “The Wallflower” só foi ganhar o nome de “Dance With Me, Henry” depois de ser reescrita e gravada por Georgia Gibbs. Em maio de 1955, a música recebeu o título de “mais tocada em juke boxes” e, em 1956, foi lançado o filme “Dance With Me Henry”, inspirado nessa faixa. Já em 2008, Etta James ganhou o prêmio Grammy Hall da Fama por sua gravação de 1955.
  • 4. “All I Could Do Was Cry”

    4 /7

    Música dos corações partidos, “All I Do Was Cry” foi escrita por Billy Davis, Berry Gordy e sua irmã Gwen Gordy para que Etta James cantasse. Curiosamente, essa canção foi inspirada nas desilusões amorosas da cantora em relação a seu ex-namorado Harvey Fuqua, então namorado de Gwen, uma das escritoras da música. Como se não bastasse, a compositora, que depois se casou com Fuqua, era ex-namorada de Billy Davis. Não é à toa que a faixa gravada em 1960 por Etta James traz um som triste e belo, consagrando-se como um dos maiores sucessos da cantora.
  • 5. “I Just Want to Make Love to You”

    5 /7

    Escrita por Willie Dixon, em 1954, "I Just Want to Make Love to You" só foi gravada por Etta James em 1961. O primeiro de muitos artistas a gravar a faixa foi Muddy Waters, para seu álbum Electric Mud (1968). Apesar de Etta James não ter sido a primeira nem a última a interpretar a canção, o hit foi importante para sua carreira. “I Just Want to Make Love to You” faz parte de seu primeiro álbum, “At Last”, e foi relançada em 1996 no Reino Unido, após o sucesso de uma propaganda da Coca-Cola Diet que usava a versão de Etta como trilha sonora. A música ficou nos primeiros lugares das paradas inglesas durante sete semanas.
  • 6. “Tell Mama”

    6 /7

    Essa música dá nome ao sétimo álbum de estúdio de Etta James, lançado em 1968. Escrita por Clarence Carter, Marcus Daniel, Wilbur Terrell, “Tell Mama” é considerada uma das canções mais importantes da carreira de Etta James. A faixa deu a ela o 23º lugar nas paradas da Bilboard, depois de quatro anos sem a cantora aparecer na lista. Em 1970, sua fã Janis Joplin interpretou essa música no Festival Express, em Toronto, no Canadá.
  • 7. “Spoonfull”

    7 /7

    Figurando entre as 500 melhores canções de todos os tempos, segundo a revista americana Rolling Stone, “Spoonfull” já foi interpretada por vários artistas, dentre eles, Etta James. A letra foi escrita por Willie Dixon e gravada pela primeira vez por Howlin' Wolf, em 1960. A música é inspirada na faixa "A Spoonful Blues", gravada por Charley Patton, em 1929, e se firmou como uma das canções que ajudaram na criação do rock’n roll. Na voz da cantora, “Spoonfull” apareceu pela primeira vez no álbum “At Last!”, de 1961.
  • Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoIndústria da músicaMortesMúsica

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame