-
1. Saudade
zoom_out_map
1/7 (Wikimedia Commons)
São Paulo – Cantora do sucesso “At Last”, o ícone do blues
Etta James morreu nesta sexta-feira, cerca de um ano após descobrir que tinha leucemia. Na próxima quarta-feira, ela completaria 74 anos, grande parte deles dedicada à
música. Em novembro do ano passado, ela gravou o disco "The Dreamer", apesar dos problemas de saúde pelos quais passava, já que, além da leucemia, a cantora sofria de Alzheimer. Ao longo de sua carreira, ela lutou ainda contra o vício em heroína e contra a obesidade, fazendo uma cirurgia gástrica, em 2003, que a fez emagrecer aproximadamente 100 quilos. Nesse mesmo ano, ela ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. No
cinema, a cantora foi interpretada por Beyoncé, no filme Cadillac Records (2008). Confira a seguir algumas das músicas que marcaram a carreira dessa cantora que deixará saudades para os amantes de blues.
-
2. “At Last”
zoom_out_map
2/7
Escrita por Mack Gordon e Harry Warren, em 1941, essa música ganhou sucesso na voz de Etta James, em 1961, apesar de ter sido feita para o filme Orchestra Wives (1942). Sua versão de estreia foi gravada em dueto com Harvey Fuqua (de The Moonglows) e deu nome ao primeiro álbum de sua carreira, “At Last!”. Depois de Etta, várias outras cantoras interpretaram a canção, dentre elas Céline Dion, Christina Aguilera, Cyndi Lauper e Beyoncé, que ganhou o prêmio “Best Traditional R&B Vocal Performance”, quando desempenhou Etta no filme Cadillac Records (2008). A música, também na voz de Beyoncé, foi trilha sonora da primeira dança de Barack Obama com sua esposa, após tomar posse da presidência dos Estados Unidos (2009).
-
3. “The Wallflower (Dance with Me, Henry)”
zoom_out_map
3/7
Também conhecida como "Roll With Me Henry" e "Dance With Me Henry", a música “The Wallflower” é uma resposta à "Work with Me, Annie", de Hank Ballard. A canção foi escrita por Etta James, Johnny Otis e Ballard, e gravada por ela e Richard Berry, em 1955. “The Wallflower” só foi ganhar o nome de “Dance With Me, Henry” depois de ser reescrita e gravada por Georgia Gibbs. Em maio de 1955, a música recebeu o título de “mais tocada em juke boxes” e, em 1956, foi lançado o filme “Dance With Me Henry”, inspirado nessa faixa. Já em 2008, Etta James ganhou o prêmio Grammy Hall da Fama por sua gravação de 1955.
-
4. “All I Could Do Was Cry”
zoom_out_map
4/7
Música dos corações partidos, “All I Do Was Cry” foi escrita por Billy Davis, Berry Gordy e sua irmã Gwen Gordy para que Etta James cantasse. Curiosamente, essa canção foi inspirada nas desilusões amorosas da cantora em relação a seu ex-namorado Harvey Fuqua, então namorado de Gwen, uma das escritoras da música. Como se não bastasse, a compositora, que depois se casou com Fuqua, era ex-namorada de Billy Davis. Não é à toa que a faixa gravada em 1960 por Etta James traz um som triste e belo, consagrando-se como um dos maiores sucessos da cantora.
-
5. “I Just Want to Make Love to You”
zoom_out_map
5/7
Escrita por Willie Dixon, em 1954, "I Just Want to Make Love to You" só foi gravada por Etta James em 1961. O primeiro de muitos artistas a gravar a faixa foi Muddy Waters, para seu álbum Electric Mud (1968). Apesar de Etta James não ter sido a primeira nem a última a interpretar a canção, o hit foi importante para sua carreira. “I Just Want to Make Love to You” faz parte de seu primeiro álbum, “At Last”, e foi relançada em 1996 no Reino Unido, após o sucesso de uma propaganda da Coca-Cola Diet que usava a versão de Etta como trilha sonora. A música ficou nos primeiros lugares das paradas inglesas durante sete semanas.
-
6. “Tell Mama”
zoom_out_map
6/7
Essa música dá nome ao sétimo álbum de estúdio de Etta James, lançado em 1968. Escrita por Clarence Carter, Marcus Daniel, Wilbur Terrell, “Tell Mama” é considerada uma das canções mais importantes da carreira de Etta James. A faixa deu a ela o 23º lugar nas paradas da Bilboard, depois de quatro anos sem a cantora aparecer na lista. Em 1970, sua fã Janis Joplin interpretou essa música no Festival Express, em Toronto, no Canadá.
-
7. “Spoonfull”
zoom_out_map
7/7
Figurando entre as 500 melhores canções de todos os tempos, segundo a revista americana Rolling Stone, “Spoonfull” já foi interpretada por vários artistas, dentre eles, Etta James. A letra foi escrita por Willie Dixon e gravada pela primeira vez por Howlin' Wolf, em 1960. A música é inspirada na faixa "A Spoonful Blues", gravada por Charley Patton, em 1929, e se firmou como uma das canções que ajudaram na criação do rock’n roll. Na voz da cantora, “Spoonfull” apareceu pela primeira vez no álbum “At Last!”, de 1961.