Bússola

Um conteúdo Bússola

O que são data centers e qual é a sua importância em tempos de crise?

Única central que não foi tomada pela água no Rio Grande do Sul está abrigando emergencialmente a distribuidora de energia estadual, hospitais, instituições e empresas

Exemplo de data center (simonkr/Getty Images)

Exemplo de data center (simonkr/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 13 de maio de 2024 às 13h00.

Quando a gente diz ou ouve que "os arquivos estão armazenados na nuvem", o trecho “na nuvem” significa apenas que as informações estão armazenadas em outro lugar que não a memória do seu computador

Esses lugares são os chamados data centers, pontos de distribuição e armazenamento de informações essenciais para o funcionamento da tecnologia da informação

O que são data centers?

Data centers, ou centros de processamento de dados, são locais físicos onde se encontram computadores, processadores e todos os tipos de equipamentos e hardwares necessários para a utilização de dados em serviços de TI.

É por meio dessas ferramentas que empresas e organizações de todo o tipo mantêm a estabilidade das suas operações. A internet toda depende da estabilidade e da manutenção desses lugares.

Por que data centers são importantes?

Em 2019, durante a pandemia de Covid-19, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) classificou os serviços relacionados à tecnologia como serviços essenciais.

Isso significa que os data centers podem operar até mesmo em situações de crise. Na recente crise no Rio Grande do Sul, por exemplo, a empresa Elea Digital Data Centers segue atuando nas operações críticas de TI na região.

O seu data center POA1, localizado no bairro de Bela Vista, em Porto Alegre, está completamente operacional e atendendo a organizações como a distribuidora de energia estadual, que fornece energia a 1,8 milhão de pessoas.

A infraestrutura digital é fundamental para manter serviços essenciais em funcionamento, como o centro de tecnologia do Governo do Estado, hospitais, empresas de telecomunicações e instituições bancárias. 

O que acontece se um data center para?

Arquivos na nuvem podem ser perdidos e operações podem parar, causando danos severos às organizações que dependem do data center em questão.

No caso da Elea Digital, o data center POA2, localizado no 4º Distrito, foi prontamente evacuado e os clientes foram notificados a tempo de realizar a migração de seus sistemas críticos.

"Estamos comprometidos em desempenhar nosso papel na manutenção da estabilidade e na recuperação da região", declarou Alessandro Lombardi, presidente da Elea.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

 

Acompanhe tudo sobre:Tecnologia da informação

Mais de Bússola

Afroempreendedorismo movimenta quase R$ 2 trilhões por ano no Brasil

MSD anuncia novo Diretor Geral para o Brasil

Renan Basso: é o fim do cartão de débito?

Comércio eletrônico deve faturar R$ 23,33 bilhões no Natal de 2024