Exame Logo

Geekonomy Drops: Apple omitiu hack em 128 milhões de iPhones

Coluna semanal de notas sobre o universo geek e pop da Bússola comenta os movimentos mais relevantes do mercado

(Reprodução/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de maio de 2021 às 16h13.

Última atualização em 14 de maio de 2021 às 16h46.

Por Cauê Madeira

Em meio ao imbróglio judicial envolvendo o gigante da maçã e a Epic Games, empresa por trás do estrondoso Fortnite , surgiram fortes indícios que a Apple pode ter omitido uma falha de segurança em sua AppStore em 2015. Segundo e-mails apresentados à corte que avalia o processo, lideranças da Apple descobriram 2.500 aplicativos maliciosos em sua loja digital, e que chegaram a ser baixados 203 milhões de vezes por cerca de 128 milhões de usuários. A troca de mensagens falava sobre a logística para notificar os usuários afetados. Já é sabido que o Google, tanto no Android quanto em extensões de seu navegador Chrome, não costuma informar usuários sobre aplicações maliciosas baixadas por meio de suas plataformas. Agora sabemos que essa também é uma prática da Apple.

Veja também

PlayStation prepara 25 novos títulos exclusivos...

A Sony confirmou que está desenvolvendo vários jogos exclusivos para o PS5. Mais da metade do esforço é dedicada a novas franquias e propriedades intelectuais. Seis meses após seu lançamento nos Estados Unidos, alguns dos principais jogos do console são também jogáveis na iteração anterior, o PS4, ou mesmo multiplataforma (como PC e os Xbox da Microsoft). Essa notícia vem para confortar os fãs e mostrar que o PS5 é um investimento no longo prazo e tem muito a oferecer nos próximos anos.

-(Foto/Reprodução)

...enquanto busca atender à demanda pelo console novo

Cerca de 8 milhões de unidades do PS5 foram vendidas desde seu lançamento. Com isso, a Sony já o emplacou na lista de consoles que venderam mais rápido na história da indústria. A procura é tanta que está difícil conseguir encontrar e comprar. A empresa japonesa já se movimentou e prepara a produção de um modelo com novo projeto interno. A informação é do site Tom's Hardware e não foi confirmada pela Sony.

Steam no console?

Principal loja digital para jogos de PC, a Steam poderia chegar aos consoles nos próximos meses. O rumor partiu da gravação de um painel em que Gabe Newell, CEO da Valve, participou na Nova Zelândia. Numa resposta a um espectador do evento sobre essa possibilidade, ele disse que os consumidores "devem ter uma ideia a respeito até o final deste ano". Há uma série de limitações sobre o acervo da loja, que tem seu foco em jogos para PC, ainda que alguns títulos até sejam multiplataforma.

Imaginando o futuro próximo

O portal americano Polygon (em inglês) criou uma série de artigos e reportagens especiais em celebração à ficção científica e sua relação com a realidade. Com listas de livros recomendados, passando por análises de jogos e séries, há textos que valem muito a pena, como a evolução do gênero nos últimos dez anos, um tratado sobre a criação de sociedades alienígenas na ficção e o i mpacto das discussões sobre diversidade no tema.

*Cauê Madeiraé sócio-diretor de Growth na Loures Consultoria

Siga a Bússola nas redes:Instagram|Linkedin|Twitter|Facebook|Youtube

Acompanhe tudo sobre:AppleGamesiPhonePlayStation

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame