Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Com pandemia, brasileiros transformam sonho de reformar casa em realidade

Estudo da SA365 indica que, com as pessoas passando mais tempo em casa, a reforma residencial deixou de ser um sonho para ser transformar em realidade

Modo escuro

Banheiro, quarto e sofá foram itens mais pesquisados (Highfithome/Flickr)

Banheiro, quarto e sofá foram itens mais pesquisados (Highfithome/Flickr)

B
Bússola

Publicado em 1 de agosto de 2022, 18h00.

Por Bússola

Com o maior tempo gasto em casa, por conta da pandemia, a reforma residencial deixou de ser um sonho para se tornar realidade para os brasileiros. Essa é uma das conclusões da segunda edição do estudo anual “Reforma e Decoração: um olhar sobre a comunicação digital das marcas” realizado pela agência SA365. Segundo dados do Think With Google, 42% dos brasileiros sentem-se mais conectados com suas casas desde o início da pandemia e 57% afirmam que continuarão a investir em seus lares mesmo após a pandemia.

A SA365 identificou, com base em análise humana e suporte de ferramentas como Google Trends, Buzzmonitor, SemRush e Meta que “reforma de banheiro” foi a maior busca realizada pelas pessoas interessadas em “reforma” no Google, entre 2016 e 2021. Já a decoração de quarto foi a maior pesquisa feita pelos brasileiros, também no mesmo período, interessados em “decoração”, no Google.

No primeiro trimestre de 2022, os brasileiros continuaram suas pesquisas mais específicas sobre reforma e decoração. “Reforma de banheiro” e “reforma de quarto de casal” foram apurações em destaque. Uma novidade em relação a 2021, foram as buscas por “reforma de sofá” e “reforma de colchão”.

No Brasil, as reformas residenciais saltaram 57% em 2020. Entre 2019 e 2021, o setor de Casa & Decoração movimentou um crescimento de 300% nas compras via e-commerce no país. Já em relação ao setor de cama, mesa e banho, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), faturou R$ 21,10 bilhões em 2020. O valor é de 4,1% superior ao faturamento de 2019.

Somente no primeiro trimestre de 2022, houve uma alta de 38% nas compras de materiais de construção no Brasil. Nesse mesmo período, as compras aumentaram 50% nas lojas de materiais de construção, em relação ao primeiro trimestre de 2020.

Entendendo micro-momentos

De 2016 a 2019, foi o sonho da reforma e da repaginada na decoração do lar. Em 2020, foi o ano de tirar esse sonho do papel, com o isolamento e a pandemia impulsionando o início de tais reparos. Já em 2021, as buscas se tornam mais específicas e também passam a considerar burocracias de reforma e decoração. Por fim, em 2022, chegou a vez da casa ressignificada. O aspiracional chega repaginado, voltado para a transformação da casa alinhada ao que o brasileiro deseja no pós-pandemia.

Comunicação das marcas

Visando entender como as marcas respondem às novas demandas do consumidor e estruturam a sua comunicação, a SA365 mergulhou na análise da presença digital de grandes marcas dentro dos diversos segmentos de reforma residencial e decoração no Brasil. O mapeamento foi dividido em cinco ondas, para considerar um segmento por análise: tintas imobiliárias; louças, revestimentos e metais sanitários; lojas de materiais de construção; lojas de móveis e decoração e cama, mesa e banho.

Ao todo, o levantamento computou as publicações realizadas em seis plataformas: site, Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn e Aplicativo. As marcas analisadas foram: Deca, Docol, Roca, Incepa, Portinari, Portobello, Eliane, Suvinil, Coral, Lukscolor, Sherwin-Williams, Leroy Merlin, C&C, Telhanorte, Sodimac, Mobly, Tok&Stok, MadeiraMadeira, Marabraz, Colombo, Westwing, Camicado, Zelo, MMartan, Artex e Karsten.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Camicado encerra hoje campanha para trazer parceiros para marketplace

3 tendências de dados acionáveis que transformam a experiência do cliente

Por que o modelo híbrido também faz sentido para as pequenas empresas

Últimas Notícias

ver mais
Brasil leva 36 atletas para jogos mundiais para deficientes intelectuais em Berlim
Bússola

Brasil leva 36 atletas para jogos mundiais para deficientes intelectuais em Berlim

Há 3 horas
ABPIP pede fim do imposto de exportação de petróleo
Bússola

ABPIP pede fim do imposto de exportação de petróleo

Há 4 horas
Trends: Quem não imita, não inventa?
Bússola

Trends: Quem não imita, não inventa?

Há 4 horas
O governo equilibra os pratos, para continuar jogando em casa
Bússola

O governo equilibra os pratos, para continuar jogando em casa

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais