Vai chover em São Paulo nesta semana? Veja previsão
Capital deve ter nebulosidade nos próximos dias, com sensação de frio maior durante as madrugadas
Agência de notícias
Publicado em 22 de janeiro de 2024 às 14h56.
O calor intenso vai perder força em grande parte do Estado de São Paulo ao longo desta semana. No entanto, o risco de chuva forte volta a aumentar na capital paulista entre terça-feira, 23 e quarta-feira, 24.
Na quinta-feira, 25, aniversário da cidade de São Paulo, a expectativa é de sol, ainda com muita variação de nuvens, mas, condição apenas de chuva moderada ao longo do dia. A previsão é de bastante nebulosidade nos próximos dias, com sensação de frio maior durante as madrugadas.
“Não teremos passagem de frente fria esta semana, porém, a combinação de alguns fatores, como excesso de nuvens, pancadas de chuva frequentes e a entrada de ventos frescos, de origem polar, provocados por uma massa de ar frio moderada, que vai ficar no oceano, na costa da Região Sul irá dificultar a elevação das temperaturas em várias áreas do Estado de São Paulo ”, explica a Climatempo.
A chuva, por sua vez, será provocada por muita umidade chegando do Norte para o Sudeste, além de circulação de ventos e infiltração marítima que mantém a condição de tempo instável por vários dias, segundo a empresa brasileira de meteorologia.
Capital paulista
Nesta segunda-feira, 22, o dia começou com muitas nuvens e garoa na cidade de São Paulo, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
Ao longo do dia, o céu nublado predomina, ocorrendo poucas aberturas de sol e a temperatura não sobe muito. Não há expectativa de chuva significativa, apenas chuviscos principalmente no fim da tarde e à noite.
Já a terça-feira tende a ser bastante chuvosa. “As chuvas ganham força ao longo do dia, o que aumenta o potencial para formação de alagamentos”, alerta o CGE.
Na quarta-feira, o dia deve começar com céu encoberto e possibilidade de chuviscos. Ao longo do dia, os ventos úmidos que sopram do mar vão manter a nebulosidade, e por causa disso, a temperatura permanecerá mais amena. Entre a tarde e à noite, há potencial para chuvas fracas.
Segundo a Meteoblue, as chuvas devem ser mais intensas na terça e também na sexta-feira, 26.
Veja a previsão para a cidade de São Paulo nos próximos dias, conforme a Meteoblue:
- Segunda-feira: entre 18ºC e 25ºC;
- Terça-feira: entre 17ºC e 19ºC;
- Quarta-feira: entre 17ºC e 20ºC;
- Quinta-feira: entre 17ºC e 20ºC;
- Sexta-feira: entre 18ºC e 21ºC.
Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o País
Conforme a Climatempo, as áreas do sudeste do Amazonas, sul do Pará, norte de Mato Grosso e Tocantins, assim como áreas do norte de Goiás, sul e oeste da Bahia, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, voltam a receber chuva persistente a partir da quarta-feira e seguirão com potencial de muita chuva, pelo menos até segunda-feira que vem, 29, mas com tendência de desconfiguração da ZCAS, a partir de domingo, 28.
“A situação mais preocupante fica para as regiões do litoral e sul da Bahia e o norte de Minas Gerais”, acrescenta a Climatempo. Já São Paulo não ficará dentro da ZCAS, entretanto, os demais fatores e a atmosfera instável colaboram para a formação de muitas nuvens sobre o Estado paulista.
Litoral paulista
Os municípios continuam em atenção nos próximos dias para chuva forte e, por vezes, persistente. “Ainda ao longo desta semana teremos muita entrada de umidade e acumulados que podem ser altos novamente - devido ao risco de temporal - entre o litoral sul e a Baixada Santista, em especial entre terça e quinta-feira.
O litoral norte, vai seguir com pancadas de chuva, intercalando entre moderada a forte no decorrer da semana”, alerta a Climatempo.
Interior paulista
O calor também diminui em muitas cidades do interior no decorrer desta semana, em relação às máximas de 35 e 36°C registradas nos últimos dias.
“A previsão até pelo menos quinta-feira é de temperaturas na casa dos 27 e 28°C, com sensação de tempo abafado”, afirma a Climatempo. Já as fortes chuvas não darão trégua ao longo da semana.