USP: inscrições para concorrer a uma vaga com nota do Enem começam hoje
Universidade disponibiliza 1.500 vagas de graduação para essa modalidade de ingresso
Repórter
Publicado em 27 de novembro de 2024 às 11h36.
Última atualização em 27 de novembro de 2024 às 12h06.
Começa nesta segunda-feira, 27, as inscrições para quem deseja concorrer a uma vaga de graduação na Universidade de São Paulo (USP) por meio do Enem-USP. Para essa modalidade, serão disponibilizadas 1.500 vagas.
Para se inscrever, é preciso acessar o site da Fuvest até o dia 20 de dezembro e pagar uma taxa de R$ 11. São oferecidos cursos em três áreas: ciências biológicas e da vida; ciências exatas e tecnológicas; e ciências humanas e sociais.
Sistemas de ingresso
Desde 2016, a USP passou a adotar o Sisu como forma alternativa de ingresso além do tradicional vestibular da Fuvest e desde 2023, foi criado o sistema Enem-USP, que destina 1.500 vagas para os candidatos do Enem. Segundo a Fuvest, 29,2% dos inscritos no vestibular de 2025 fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, contra 66,8% que estudaram em escolas particulares.
Qual o período para se candidatar?
As inscrições vão de 27 de novembro a 20 de dezembro, no site da Fuvest.
Qual o valor da inscrição?
A taxa de inscrição tem o valor de R$ 11. Estão isentos aqueles que obtiveram isenção da inscrição no Concurso Vestibular Fuvest 2025; quem é está em situação de vulnerabilidade socioeconômica; e inscritos no Cadastro Único para programas sociais.
Quais os cursos e quantidades de vagas?
São oferecidas 1.500 vagas em cursos das áreas de ciências biológicas e da vida; ciências exatas e tecnológicas; e ciências humanas e sociais. O candidato deve se inscrever em uma única área do conhecimento e selecionar, em ordem de prioridade, no máximo três cursos.
Quem pode concorrer?
Podem tentar as vagas que realizou as provas do Enem de 2024 na condição de candidatos. Além disso, é preciso ter concluído o ensino médio ou estar em processo de conclusão dele no letivo de 2024.
Qual o calendário?
A primeira chamada de candidatos aprovados será em 17 de janeiro de 2025 e a segunda em 24 de janeiro. Haverá também chamadas de candidatos em listas de espera.