Brasil

Toffoli se declara suspeito e deixa julgamento sobre investigação de Moraes no STF

Ministro afirmou que decisão foi tomada por “foro íntimo” e disse que permanecerá na sessão para acompanhar os debates

 (Antonio Augusto/STF/Flickr)

(Antonio Augusto/STF/Flickr)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 15 de setembro de 2026 às 11h51.

Priorizar nos meus resultados Google

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli se declarou suspeito por motivo de “foro íntimo” e não participará do julgamento que pode decidir pela abertura de uma investigação sobre o ministro Alexandre de Moraes.

Toffoli afirmou que a decisão não ocorreu por impedimento, mas para evitar questionamentos sobre sua participação no caso. Segundo o ministro, a medida busca preservar a imagem da Corte diante de possíveis especulações.

“Entendo que, como tenho me manifestado na turma pela suspeição — e reforço, não por me sentir impedido, mas por suspeição de foro íntimo, para preservação da Corte, no ponto de vista de eventuais especulações —, eu declaro a minha suspeição para participar desse julgamento, mas não me retirarei”, afirmou.

Apesar de não participar da votação, Toffoli disse que permanecerá na sessão e poderá se manifestar durante os debates, caso considere necessário.

Antes de André Mendonça assumir a relatoria, Toffoli era responsável pelas apurações relacionadas ao Banco Master no STF.

Além de Toffoli, o ministro Nunes Marques também declarou impedimento para participar do julgamento.

O magistrado afirmou que, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diante da proximidade das eleições, não se sente confortável para votar na sessão. Após anunciar impedimento, Nunes Marques deixou o plenário do STF.

O julgamento analisa a possibilidade de abertura de investigação envolvendo Alexandre de Moraes a partir de um relatório da Polícia Federal que reúne mensagens e outros registros usados pela corporação para apontar uma relação próxima entre o ministro e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)Daniel VorcaroJosé Antonio Dias ToffoliAlexandre de Moraes

Mais de Brasil

Nunes Marques se declara impedido para analisar pedido de investigação contra Moraes

Quando acaba a greve dos Correios? Entenda a paralisação

'Não temos direito de entregar às gerações futuras um STF menor', diz Fachin; leia discurso

Previsão do tempo: até quando terá frio e chuva no Sudeste e no Sul?