Exame Logo

Rodízio em SP está suspenso no feriado de Corpus Christi?

A data comemorativa católica é considerada ponto facultativo pelo governo federal

Os moradores das capitais em que a data católica é feriado poderão ter uma folga prolongada (Mario Roberto Duran Ortiz)

Publicado em 29 de maio de 2024 às 10h09.

Última atualização em 29 de maio de 2024 às 10h43.

O rodízio municipal de veículos nacidade de São Paulo será suspenso durante o feriado de Corpus Christi,que acontece nesta quinta-feira, 30. Na sexta-feira, 31, o rodízio também não vai acontecer.O anúncio foi feito pela Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.

Assim, motoristas com carros de placas que tenham finais 7 e 8 (quinta-feira) e 9 e 0 (sexta-feira) pode circular normalmente nesta semana.

Veja também

O rodízio volta normalmente na segunda-feira, 3 de junho, quando carros com placas com finais 1 e 2 não poderão circular no chamado Centro Expandido das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Corpus Christi: feriado ou ponto facultativo?

A palavra Corpus Christi vem do latim, que significa "Corpo de Cristo" ou "Corpo de Deus". A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia.

A data comemorativa católica é consideradaponto facultativopelo governo federal. Ou seja, as atividades não são obrigatórias para certas categorias de trabalhadores, mas é preciso haver acordo entre funcionários e patrões.

Os moradores das capitais em que a data católica é feriado poderão ter uma folga prolongada nesse caso. Porém, para isso acontecer, é preciso que a cidade ou o estado tenham decretado feriado. Serviços e repartições públicas podem ter o horário de funcionamento alterado por causa disso.

Confira em quais capitais o Corpus Christi é considerado feriado ou ponto facultativo:

Região Sudeste

Região Sul

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Norte

Acompanhe tudo sobre:FeriadosSão Paulo Turismo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame