Rio e Unicef lançam programa pra incluir crianças no esporte

Projeto promoverá o acesso ao esporte e à recreação inclusivos e seguros de crianças e adolescentes mais vulneráveis, incluindo as que têm qualquer tipo de deficiência

Rio de Janeiro - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Prefeitura do Rio de Janeiro lançaram nesta terça-feira o programa ''Vamos Jogar'' para promover o esporte como um direito entre crianças da América Latina e o Caribe, informou o organismo internacional.

O ato, que aconteceu na Vila Olímpica Félix Miéli Venerando, teve como mestre de cerimônias a triatleta Fernanda Keller e contou com a presença do diretor regional do Unicef para América Latina e Caribe, Bernt Aasen; do secretário municipal de Esportes e Lazer, Romário Galvão, e de Breno Viola, primeiro faixa preta de judô das Américas com síndrome de down.

Coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) e pela Secretaria municipal de Esportes e Lazer, o projeto promoverá o acesso ao esporte e à recreação inclusivos e seguros de crianças e adolescentes mais vulneráveis, incluindo as que têm qualquer tipo de deficiência.

A iniciativa dá continuidade ao memorando assinado em agosto pelo prefeito Eduardo Paes e por Aasen durante os Jogos Olímpicos de Londres a fim de utilizar os grandes eventos esportivos que a cidade abrigará para estimular políticas públicas que garantam o direito ao esporte para todas as crianças.

Segundo o Unicef, para muitas crianças a exclusão social começa quando não podem acessar espaços para praticar esporte ou brincar, principalmente quando estes são clubes privados cujo acesso é pago, algo que segundo seus dados afeta 80% das crianças que vivem em áreas urbanas da América Latina e do Caribe.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.