Prefeitura de Porto Alegre volta a fechar comportas do Guaíba para evitar que água entre na cidade
Desde o último fim de semana, tempo está instável no estado e nível do lago está acima da cota de alerta


Repórter
Publicado em 24 de junho de 2024 às 12h13.
A prefeitura de Porto Alegre (RS) fechou nesta segunda-feira, 24, três comportas que fazem parte do sistema de barragem do lago Guaíba. Foramvedadas as comportas 4 (avenida Sepúlveda), 6 (Catamarã) e 11 (avenida São Pedro). Outras seis estão fechadas permanentemente e três seguem protegidas por bags de ráfia, preenchidas por areia e cimento. Os portões 1 e 2 permanecerão, inicialmente, abertos.
A medida tem como objetivo prevenir que a água entre na cidade, uma vez que o tempo no estado está instável desde o fim de semana.
De acordo com os Dados Hidrológicos DRHS/SEMA, responsável por registrar a medição dos rios do estado e do lago Guaíba, desde a última-feira, 21, o níbvel do lago tem subido gradativamente e já ultrapassou a referência de alerta de 3,15 metros.
A última medição, realizada às 10h desta segunda-feira, 24, mostrou que as águas chegaram na altura de 3,38 metros. Um pouco abaixo da cota de inundação de 2,60 metros.
Veja as fotos do RS antes e depois das anchentes

2 /17Homens movem pacotes em um barco através de uma rua inundada no centro histórico de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em 14 de maio de 2024. Crédito: Anselmo Cunha / AFP)(Homens movem pacotes em um barco através de uma rua inundada no centro histórico de Porto Alegre)

3 /17Vista das áreas inundadas ao redor do estádio Arena do Grêmio em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, tirada em 29 de maio de 2024. A água e a lama tornaram os estádios e sedes do Grêmio e Internacional inoperáveis. Sem locais para treinar ou jogar futebol, os clubes brasileiros tornaram-se equipes itinerantes para evitar as enchentes que devastaram o sul do Brasil. (Foto de SILVIO AVILA / AFP)(Vista das áreas inundadas ao redor do estádio Arena do Grêmio em Porto Alegre)

4 /17Vista aérea do centro de treinamento do Internacional ao lado do estádio Beira Rio em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, tirada em 29 de maio de 2024. Foto de SILVIO AVILA / AFP(Vista aérea do centro de treinamento do Internacional ao lado do estádio Beira Rio em Porto Alegre)
+ 13