Brasil

Nunes tem 20%, Boulos, 19% e Datena, 19%, aponta pesquisa Genial/Quaest

Os três pré-candidatos estão empatados na liderança da disputa pela prefeitura de São Paulo

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 30 de julho de 2024 às 07h00.

Última atualização em 30 de julho de 2024 às 10h18.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem 20% das intenções de voto na capital; o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), 19%; e o apresentador José Luiz Datena (PSDB), 19%, aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta terça-feira, 30. Pela margem de erro, há empate técnico entre os três candidatos.

Na comparação com o levantamento de junho, Nunes oscilou -2 pontos percentuais; Boulos, -2 p.p.; e Datena oscilou +2 p.p., todos dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos percentuais. Esta é a segunda pesquisa do instituto sobre a corrida eleitoral de São Paulo.

Na terceira posição, aparece o influenciador Pablo Marçal (PRTB) com 12%. Na sequência, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) tem 5%; o também deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) e Marina Helena (Novo) têm 3% cada. Os demais candidatos não passam de 1%. Indecisos são 8% e 9% declaram que votarão em branco, nulo ou não votarão.

  • Ricardo Nunes (MDB): 20%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 19%
  • Datena (PSDB): 19%
  • Pablo Marçal (PRTB): 12%
  • Tabata Amaral (PSB): 5%
  • Marina Helena (NOVO): 3%
  • Kim Kataguiri (União Brasil): 3%
  • João Pimenta (PCO): 1%
  • Ricardo Senese (UP): 1%
  • Fernando Fantauzzi (DC): 0%
  • Altino Prazeres (PSTU): 0%
  • Indecisos: 8%
  • Não sabe/não respondeu: 9%

A Quaest testou mais quatro cenários. No levantamento II, sem candidatos de partidos como PCO, UP, DC e PSTU, a corrida não tem grandes mudanças, com Nunes, Marçal, Tabata e Marina variando apenas um ponto percentual cada.

No cenário sem Datena, Nunes tem 24% e Boulos, 22% das intenções de voto, empatados na primeira posição, seguidos por Marçal (15%), Tabata (8%), Maria Helena (5%) e Kataguiri (3%). Indecisos são 9% e 14% dizem que votarão em branco, nulo ou não irão votar.

Em uma simulação sem Datena e Kim Kataguiri, o atual prefeito aparece com 26% e Boulos, 23%. Marçal chega a 15%, Tabata Amaral, 8%, e Maria Helena, 6%.

Em um último cenário, com apenas quatro nomes, Nunes lidera com 33%, seguido de Boulos com 24%. Tabata com 9% e Maria Helena com 8% ficam empatadas na terceira posição.

Datena é o mais conhecido — e o mais rejeitado

Datena é conhecido e mereceria o voto de 42% dos entrevistados, contra 41% de Nunes, 36% de Boulos, 24% de Marçal, 20% de Tabata, 12% de Maria Helena e 9% de Kataguiri. O apresentador é dono da maior rejeição — 48% dos que o conhecem não votariam nele. Em segundo lugar vem Boulos (40%), Nunes (36%), Marçal (30%), Tabata (27%), Kataguiri (22%) e Maria Helena (22%).

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Ricardo Nunes venceria Boulos por 45% a 32%. Na disputa com Marçal, venceria por 46% a 22%. Nesse cenário, o percentual de brancos e nulos chega a 24%. Contra Tabata, o atual prefeito aparece com 47% a 26% da deputada. No único cenário sem o incumbente, Boulos venceria Marçal por 37% a 33%, com 24% de votos brancos ou nulos.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado afirma a preferência eleitoral por conta própria, Boulos lidera com 9%, seguido por Nunes com 7%. Pablo Marçal tem 4%, Datena tem 3%, e os outros nomes somados chegam a 4%. Cerca de 68% dos eleitores apontam que estão indecisos, número menor que o do levantamento anterior, quando 72% se diziam em dúvida do voto.

A pesquisa Genial/Quaest foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número SP-06142/2024. A coleta foi realizada entre os dias 25 de julho e 28 de julho, com eleitores de São Paulo de 16 anos ou mais. Foram 1002 entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'

Plano de assassinato de Lula surpreende Planalto: é pior que o 8 de janeiro, dizem assessores

Biometano pode abastecer metade da energia para a indústria de SP, diz secretária do Meio Ambiente