Brasil

Nunes, Boulos e Datena aparecem tecnicamente empatados na liderança em SP, aponta Genial/Quaest

O atual prefeito Ricardo Nunes lidera numericamente em todos os cenários simulados pela pesquisa

Boulos, Nunes e Datena: três pré-candidatos aparecem empatados tecnicamente (Divulgação/Câmara de SP)

Boulos, Nunes e Datena: três pré-candidatos aparecem empatados tecnicamente (Divulgação/Câmara de SP)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 27 de junho de 2024 às 07h22.

Última atualização em 27 de junho de 2024 às 14h20.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem 22% das intenções de voto na capital, deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), 21%, e o apresentador José Luiz Datena (PSDB), 17%, aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta quinta-feira, 27. Pela margem de erro, há empate técnico entre os três pré-candidatos. Essa é a primeira pesquisa do instituto sobre a corrida eleitoral de São Paulo.

Empatados na terceira posição, o influenciador Pablo Marçal (PRTB) tem 10%, Tabata Amaral (PSB), 6%, e Marina Helena (NOVO), 4%. O deputado federal Kim Kataguiri (União) aparece com 3%. Os demais candidatos não passam de 1%, cada. O número de eleitores que afirmam que não sabem em que votar é de 8%, enquanto quem se diz indeciso soma 7%

  • Ricardo Nunes (MDB): 22%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 21%
  • Datena (PSDB): 17%
  • Pablo Marçal (PRTB): 10%
  • Tabata Amaral (PSB): 6%
  • Marina Helena (NOVO): 4%
  • Kim Kataguiri (União): 3%
  • João Pimenta (PCO): 1%
  • Ricardo Senese (UP): 1%
  • Fernando Fantauzzi (DC): 0%
  • Altino Prazeres (PSTU): 0%
  • Indeciso: 7%.
  • Não sabe/não respondeu: 8%

Datena tem rejeição de 51%

Boulos está à frente entre os eleitores de 16 a 34 anos, com 20%, e com Ensino Superior, com 29%. O atual prefeito tem mais força entre os que têm 60 anos ou mais e os que estudaram até o Ensino Fundamental.

No recorte por renda, Nunes tem o voto de 18% dos que ganham até 2 salários mínimos, contra 13% de Boulos. Os dois estão empatados no eleitorado com renda superior a 5 salários mínimos: 23%.

Datena e Nunes são conhecidos e poderiam merecer o voto de 39% dos entrevistados, contra 35% de Boulos. Datena tem a maior rejeição: 51% dos que o conhecem não votariam nele. Em seguida vêm Boulos, com 41%, e Nunes, com 38%.

Outros cenários

A Quaest testou outros quatro cenários na corrida de São Paulo. Em um cenário sem Pablo Marçal, Nunes, Boulos e Datena permanecem empatados na primeira posição. Tabata assume a terceira posição numericamente com 8%, empatada com Kim, que aparece com 5%. Marina Helena tem 3% nesse cenário.

No cenário 3, sem Kim Kataguiri, Nunes e Boulos se descolam de Datena e empatam na segunda posição. O apresentador da Band empata tecnicamente na segunda posição com Pablo Marçal. Tabata aparece com 8%, seguida por Marina Helena com 5%.

No levantamento 4, sem a presença de Datena, Nunes lidera com 28%, seguido por Boulos com 24%. Pablo aparece com 13%, empatado com Tabata, que registra 10% nesse cenário. No último cenário simulado, sem Datena e Pablo, Nunes fica na frente com 30%. Boulos registra 25%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, Boulos lidera com 10%, seguido por Nunes com 8%. Pablo Marçal tem 3%, Tabata Amaral, 1%, e Kim Kataguiri, também 1%. Cerca de 72% dos eleitores apontam que estão indecisos.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Ricardo Nunes venceria Boulos por 46% a 34%, Marçal por 48% a 22%, Tabata por 46% a 27% e Datena por 43% a 34%. Sem Nunes, Boulos venceria Marçal por 41% a 30%, e perderia para Datena por 43% a 35%.

A pesquisa está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número SP-08653/2024. A coleta foi realizada entre os dias 22/06 e 25/06, com eleitores de São Paulo de 16 anos ou mais. Foram 1002 entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Convenção para oficializar chapa Boulos-Marta em SP terá Lula e 7 ministros do governo

Convenção do PRTB e disputas judiciais podem barrar Pablo Marçal na disputa em SP; entenda

TSE divulga perfil do eleitor que vai às urnas em outubro; veja qual é

Brasil terá mais de 155 milhões de eleitores nas eleições municipais de 2024

Mais na Exame