Nova regra de exame toxicológico prevê multa na CNH a partir de janeiro
Considerada infração gravíssima, medida será aplicada a todos os condutores com pendência a partir de 28 de janeiro
Repórter
Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 17h16.
Última atualização em 4 de dezembro de 2023 às 17h19.
A partir de 28 de janeiro de 2024, todos os motoristas das categorias C, D e E podem ser multados devido à não realização do exame toxicológico, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Mas a multa não será automática.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração gravíssima "deixar de realizar (...) após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido", que encerra em 28 de dezembro de 2023.
- PIB da Índia avança 7,6% no trimestre até setembro, na comparação anual
- Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem 7 mil, para 218 mil
- Passageiro abre porta de emergência e pula para a asa de avião nos EUA
- PMI de serviços do EUA sobe em novembro para 55,8, maior valor desde maio de 2022
- Quais os feriados e datas comemorativas de dezembro de 2023
- Azul vai ampliar em 18% a oferta de voos no Rio a partir de janeiro de 2024
Por outro lado, não há possibilidade de aplicação automática de multas. De acordo com a legislação brasileira, a penalidade é aplicada somente depois da conclusão de todo o processo administrativo.
Nesse caso, é necessária a emissão de um auto de infração de trânsito, seguida pela emissão de uma notificação de autuação, para garantir o direito à defesa e, posteriormente, a notificação de penalidade.
As infrações descritas nos artigos 165-C e 165-D do CTB ainda dependem de regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), assim como ajustes nos sistemas para possibilitar sua implementação.
A multa para essas infrações é estipulada em R$ 1.467,35, com a atribuição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação ( CNH ).
Como é realizado o exame toxicológico?
O exame toxicológico é conduzido através da coleta de uma pequena amostra de cabelo próxima ao couro cabeludo do motorista ou de um pelo do corpo. Esse procedimento identifica o consumo de substâncias psicoativas em um período mais prolongado - entre 90 a 180 dias antes da coleta - do que os exames de urina e sangue são capazes de detectar.
As drogas detectáveis pelo exame são:
- Maconha e seus derivados
- Cocaína e seus derivados (Crack, Merla e outros)
- Anfetaminas (como rebites)
- Metanfetaminas, MDMA e MDA (Ecstasy)
- Inibidores de apetite como Anfepramona, Mazindol, Femproporex
- Analgésicos à base de opiáceos e substâncias relacionadas, como Codeína, Morfina, Heroína, entre outras.
Qual é o custo do exame toxicológico?
De acordo com a Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), a média de preço no Brasil é de aproximadamente R$ 135.O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também estima que os motoristas podem verificar os prazos para a realização do exame, assim como o número de exames necessários e as suas penalidades, utilizando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A quantidade de exames exigidos varia de acordo com a idade do profissional.