Acompanhe:

Ficou sabendo que a regra de pontuação no Código Brasileiro de Trânsito mudou? Antes de abril de 2022, os motoristas tinham que respeitar a soma de 21 pontos a partir das infrações, passando disso, a CNH era perdida. Agora, esse limite aumentou, mas com algumas regras. 

Sob a nova legislação, o condutor pode ter até 40 pontos registrados em carteira, mas para isso há alguns critérios que devem ser levados em consideração

Neste artigo, vamos mostrar com quantos pontos se perde a carteira de motorista a partir dessa nova atualização do código de trânsito, para que você não seja pego de surpresa na hora de consultar a pontuação na CNH

20, 30 ou 40 pontos: como funciona a lei

A lei foi atualizada com o objetivo de fazer com que as pessoas que não cometeram infrações gravíssimas fossem penalizadas na mesma medida do que aquelas que poderiam ter atentado contra a liberdade ou integridade de outros cidadãos. A premissa importante para o enquadramento do condutor na grade de pontuação prevista na resolução é a gravidade das multas acumuladas pelo motorista. A lei determina o número de pontos máximo de acordo com as infrações presentes na carteira. 

Por exemplo, quando o condutor tem uma multa gravíssima dentre as infrações cometidas, o seu limite de pontos permitidos passa de 40 para 30 pontos. 

Quais os critérios de pontuação da CNH? 

Veja no detalhe a tabela que preparamos para você entender a pontuação máxima atual a partir das novas regras. Verifique o com quantos pontos pode se perder a carta dependendo das infrações cometidas. 

Quantos pontos posso acumular na carteira?

Pontos

Regra

Limite de 40 pontos

Nenhuma infração gravíssima

Limite de 30 pontos

Apenas uma infração gravíssima

Limite de 20 pontos

Mesmo limite

Ou seja, se o motorista cometer mais de uma infração gravíssima no período, o seu limite de pontuação na CNH cai automaticamente para 20. Passando disso, o condutor está suscetível a perder a carteira de motorista.

Relembre a contagem de pontos na carteira 

Apesar da mudança das regras, que beneficia os condutores que não cometem infrações gravíssimas, as regras de ciclo da pontuação seguem as mesmas. Então, o critério de soma da pontuação continua: após 12 meses da infração, os pontos relacionados a ela são zerados

Ou seja, se você tomar uma multa gravíssima, de 7 pontos, no dia de hoje, essa pontuação só vai expirar daqui um ano. Fique sempre atento à soma total de multas recebidas para não ultrapassar o limite estipulado pelo código de trânsito brasileiro.

Leia também

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Zona Azul em SP: valor, aplicativo oficial e como pagar
Guia do Cidadão

Zona Azul em SP: valor, aplicativo oficial e como pagar

Há uma semana

Pedágio Free Flow: o que é, como pagar e evitar multa por evasão
Guia do Cidadão

Pedágio Free Flow: o que é, como pagar e evitar multa por evasão

Há uma semana

Exame toxicológico 2024: valor, quem precisa fazer e como renovar
Guia do Cidadão

Exame toxicológico 2024: valor, quem precisa fazer e como renovar

Há uma semana

CNH: tudo sobre a Carteira Nacional de Habilitação
Guia do Cidadão

CNH: tudo sobre a Carteira Nacional de Habilitação

Há 3 semanas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais