Brasil

MP de São Paulo afirma que vai apurar superlotação em bloco de carnaval na Consolação

Rua da Consolação concentrou eventos com Calvin Harris e Péricles neste domingo

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 9 de fevereiro de 2026 às 17h29.

Tudo sobreCarnaval
Saiba mais

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) informou nesta segunda-feira, 10, que vai apurar a superlotação registrada durante um bloco de carnaval na Rua da Consolação, no centro da capital paulista, ocorrido no domingo, 9.

A via recebeu, em horários diferentes, dois megablocos: um patrocinado por uma marca de cerveja, com show do DJ escocês Calvin Harris, e o tradicional Acadêmicos do Baixo Augusta, que contou com apresentação do cantor Péricles.

A expectativa pelas duas atrações levou uma multidão ao local. Em determinados momentos, foram registrados empurra-empurra, tumultos e ações de contenção por parte da polícia. Parte da rua precisou ser interditada, e a Polícia Militar chegou a orientar a população a evitar a área.

Mesmo com os episódios de desorganização, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) declarou que o evento foi um sucesso, tanto por meio de nota quanto em manifestações públicas.

" Se considerarmos a quantidade de pessoas e as poucas ocorrências, a conclusão é que foi um sucesso", disse o prefeito nesta manhã, em entrevista à GloboNews.

A possibilidade de superlotação já havia sido apontada por foliões e organizadores, que questionaram a decisão de concentrar dois eventos de grande porte no mesmo trajeto, mesmo que em horários distintos. A prefeitura afirmou que o planejamento adotado seria suficiente para atender à demanda prevista.

Embora não tenham sido registradas ocorrências graves, foliões relataram mal-estar e necessidade de atendimento médico. Em alguns trechos, a aglomeração foi tão intensa que grupos romperam barreiras de proteção e se confrontaram com a polícia.

A investigação ficará a cargo da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo. O vereador Nabil Bonduki (PT) solicitou ao Ministério Público uma reunião com representantes da Polícia Militar e das secretarias municipais envolvidas para esclarecer o planejamento e os protocolos de segurança adotados no carnaval de rua.

(Com informações da agência O Globo)

Acompanhe tudo sobre:CarnavalEstado de São PauloSegurança pública

Mais de Brasil

Anvisa alerta para risco de pancreatite por uso de canetas emagrecedoras sem prescrição médica

Motta diz que iniciará tramitação de PEC que acaba com a escala 6x1

É inadmissível qualquer vazamento por mineração em Minas, diz Zema

Renovação da Ferrovia Centro-Atlântica deve sair até junho, diz diretor da ANTT