Brasil

Lula recebe presidente da Nigéria para tratar de comércio e tarifas dos EUA

Fórum Empresarial Brasil-Nigéria reunirá cerca de 200 empresários para discutir oportunidades

Bola Tinubu e Lula: presidentes da Nigéria e Brasil durante reunião bilateral no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 5 de julho de 2025. (Ricardo Stuckert/PR)

Bola Tinubu e Lula: presidentes da Nigéria e Brasil durante reunião bilateral no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 5 de julho de 2025. (Ricardo Stuckert/PR)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de agosto de 2025 às 06h59.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, na manhã desta segunda-feira, o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, para uma visita de Estado. A elevação de tarifas sobre produtos importados pelos Estados Unidos é um dos pontos a serem tratados pelos dois líderes, que devem reforçar a importância do multilateralismo durante o encontro.

A Nigéria é um dos dez membros parceiros do Brics, bloco que é alvo de críticas do presidente americano Donald Trump. As exportações nigerianas passaram a ser tributadas em 15% pelos EUA, enquanto parte dos produtos brasileiros receberam uma sobretaxa de 50% de Washington.

Encontro bilateral e comércio

No mês passado, Lula e Tinubu tiveram um encontro bilateral no Rio de Janeiro, à margem da cúpula de líderes do Brics. A reunião ocorreu um mês depois de o vice-presidente Geraldo Alckmin ter liderado uma missão a Abuja.

Entre os pontos discutidos no Rio, tiveram destaque a ampliação dos investimentos e do comércio bilateral, além da COP30, que acontecerá em Belém, em novembro.

Cooperação e oportunidades bilaterais

Os dois mandatários também debateram a importância de estabelecer conexões aéreas diretas entre os países, o que alavancaria o turismo e oportunidades de negócios. Outros temas abordados incluíram projetos de cooperação em transição energética, ciência, tecnologia, inovação e observação espacial.

Lula e Tinubu terão reuniões ao longo da manhã e seguirão para um almoço no Itamaraty. Na parte da tarde, os presidentes participarão do Fórum Empresarial Brasil-Nigéria, na sede do Sebrae Nacional, com cerca de 200 empresários e investidores dos dois países.

Acompanhe tudo sobre:BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaNigériaBricsTarifas

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias