Brasil

Lula inaugura obras em aeroporto e porto de Belém para a COP30

A agenda faz parte de uma série de compromissos do petista na capital paraense relacionados a preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30)

Lula em Belém: presidente inaugurou obras do aeroporto da cidade (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Lula em Belém: presidente inaugurou obras do aeroporto da cidade (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 1 de novembro de 2025 às 12h09.

Última atualização em 1 de novembro de 2025 às 17h43.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Belém, no Pará, neste sábado, 1º, e participa da entrega das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional e do Porto da cidade. A agenda faz parte de uma série de compromissos do petista na capital paraense relacionados a preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). 

O presidente está acompanhado em Belém dos Ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Turismo, Celso Sabino, de Meio Ambiente, Marina Silva e da Casa Civil, Rui Costa. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) pelo prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), também acompanham as agendas.

O aeroporto recebeu R$ 450 milhões de investimentos da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) para melhorar a estrutura e aumentar a capacidade de transporte aéreo da região. A expectativa é receber mais de 50 mil pessoas durante a COP30.

A NOA anunciou em outubro que as obras foram concluídas em outubro. Entre as melhorias estão a ampliação do saguão em 20% novo sistema de climatização, novo pátio para aeronaves e a criação de novas salas VIPs.

O petista participará também da  inauguração do novo terminal do Porto de Outeiro. A requalificação do porto é considerada pela gestão petista como estratégica para o escoamento da produção da Região Norte e para o fortalecimento da matriz de exportação do estado do Pará. O local também deve receber navios que servirão de hospedagens durante a conferência da ONU.

Lula permanece em Belém antes da COP30

Antes da COP30, Lula deve ter novos compromissos em Belém nos próximos dias. A previsão é que no domingo, 2, e na segunda-feira, 3, Lula visite comunidades quilombolas e indígenas em áreas de difícil acesso da região. 

Ainda não há confirmação sobre outras autoridades que participarão das agendas, nem sobre a presença do presidente em eventos culturais que ocorrerão na cidade.

Na terça-feira, 4, Lula continuará em Belém, mas sem compromissos oficiais. Na quarta-feira (5), há previsão de reuniões bilaterais, embora as agendas ainda não estejam confirmadas. Segundo assessores, há pedidos de quatro a cinco encontros com autoridades estrangeiras e representantes de organismos internacionais.

Nos dias 6 (quinta-feira) e 7 (sexta-feira), o presidente participa da Cúpula dos Líderes, evento que antecede a COP30 e deve reunir representantes de diversos países para discutir a agenda ambiental e os preparativos da conferência.

Acompanhe tudo sobre:COP30Luiz Inácio Lula da SilvaAeroportos

Mais de Brasil

Aeroportos brasileiros superam 120 milhões de passageiros em 2025

STF torna ré mulher que hostilizou Flávio Dino em avião no Maranhão

São Paulo avança para estrear modelo inédito de licitação no Brasil

Cerca de um terço dos cursos de medicina do país tiveram desempenho ruim no Enamed