Brasil

Genial/Quaest: megaoperação é aprovada por 64% dos moradores do Rio

Maioria aprova megaoperação no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos, mas 52% dizem que segurança piorou; Castro sobe em popularidade, enquanto Lula enfrenta forte rejeição no estado

Rio de Janeiro: segundo pesquisa, a maioria da população aprova megaoperação policial  (Antonio Lacerda/EFE)

Rio de Janeiro: segundo pesquisa, a maioria da população aprova megaoperação policial (Antonio Lacerda/EFE)

Publicado em 2 de novembro de 2025 às 11h04.

Última atualização em 2 de novembro de 2025 às 11h18.

A maioria da população do estado do Rio de Janeiro aprova a megaoperação policial que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha na semana passada. Segundo levantamento da Genial/Quaest, 64% dos entrevistados apoiam a ação das forças de segurança, enquanto 27% desaprovam.

Segundo a pesquisa, o apoio é maior entre os homens (79%), enquanto 51% das mulheres concordam com a megaoperação. Ainda assim, a sensação de insegurança predomina: 52% afirmam que o estado está menos seguro após a ação, contra 35% que dizem se sentir mais seguros.

Além da aprovação, 58% dos entrevistados avaliam que a megaoperação foi bem-sucedida — índice que sobe para 73% entre os homens. Entre as mulheres, 51% acreditam que a ação teve êxito.

A pesquisa também mostra que 87% dos fluminenses consideram que o Rio de Janeiro vive uma “situação de guerra”. Apenas 13% discordam.

Sobre a forma de atuação da Polícia Militar em abordagens a criminosos, o estado está dividido: 50% defendem que a PM tente prender sem atirar, mas 45% acreditam que os agentes devem atirar primeiro. Outros 5% não opinaram.

Avaliação do governo Cláudio Castro

A gestão do governador Cláudio Castro (PL) teve um salto de popularidade: sua aprovação subiu de 43% para 53% desde o último levantamento da Quaest. A percepção sobre a segurança pública também melhorou: 39% avaliam o setor de forma positiva, ante 22% em agosto.

Quanto à motivação por trás da operação, 54% dos entrevistados acreditam que o objetivo principal foi o combate ao crime organizado. Outros 40%, no entanto, avaliam que a operação teve como meta aumentar a popularidade de Castro.

Avaliação do governo Lula

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta rejeição entre os fluminenses. De acordo com a pesquisa, 64% desaprovam seu governo, enquanto 60% consideram sua atuação em relação à operação negativa.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas no estado do Rio de Janeiro entre os dias 21 e 24 de outubro de 2025. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroPoliciaisMortes

Mais de Brasil

Governo se reúne com setor pornô para discutir proteção de menores na internet

Lula sanciona lei que proíbe descontos automáticos em pagamentos do INSS

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina em 14 de fevereiro

Defesa de Bolsonaro promete medidas legais após Moraes negar ida a hospital