Flávio Bolsonaro: pesquisa mostra que 62% dizem que não votariam de jeito nenhum no senador (Edilson Rodrigues//Agência Senado)
Colaboradora
Publicado em 16 de dezembro de 2025 às 15h27.
O senador Flávio Bolsonaro (PL) foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar as eleições no próximo ano. Para 54% dos brasileiros, o Bolsonaro errou ao escolher seu filho mais velho como candidato, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira, 16.
Apenas 36% acreditam que o ex-presidente acertou, enquanto 10% não souberam ou não responderam.
Entre as ideologias políticas, os lulistas são os que mais consideram que Bolsonaro errou, com 78%, enquanto 16% acham que o ex-presidente acertou.
Já entre a esquerda não lulista o índice cai para 71%. Cerca de 22% acreditam que a pré-candidatura de Flávio é um acerto.
Entre as pessoas que afirmam ser bolsonaristas, 78% acreditam que Bolsonaro acertou ao escolher Flávio e 16% acreditam que ele errou. Na direita não bolsonarista, 55% acham que Bolsonaro acertou, enquanto 38% responderam que acreditam que a indicação foi um erro.
As pessoas que se consideram politicamente independentes também consideraram a indicação de Flávio Bolsonaro como erro, com 56%.
Já 28% dos entrevistados com esse posicionamento político responderam que Bolsonaro acertou ao nomear o filho como sucessor na corrida eleitoral.
Ao questionar os entrevistados se eles pretendiam votar em Flávio, 13% dos ouvidos respondem que vão votar em Flávio, enquanto 23% responderam que poderiam votar.
Por outro lado, 62% afirmaram que não votariam de jeito nenhum no filho do ex-presidente. Entre os entrevistados, 2% não souberam ou não responderam.
Já no cenário geral e espontâneo de intenções de voto, Flávio Bolsonaro aparece com 5%, assim como seu pai, Jair Bolsonaro, que está inelegível.
O atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece com 20% das intenções de voto, enquanto 65% dos entrevistados são considerados indecisos.