Brasil

Fies 2026: MEC divulga calendário para inscrições do 1º semestre

Inscrições para o fundo de financiamento estarão abertas entre os dias 3 e 6 de fevereiro

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 22 de janeiro de 2026 às 15h07.

Tudo sobreFies
Saiba mais

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 22 de janeiro, o edital do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu).

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas entre os dias 3 e 6 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O MEC vai oferecer 67.301 vagas para o primeiro semestre, de um total de 112.168 oportunidades previstas para todo o ano. As demais 44.867 vagas serão disponibilizadas no segundo semestre, destinadas ao financiamento de cursos em instituições privadas de ensino superior.

Quem pode se inscrever?

Para participar, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançando média mínima de 450 pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.

Como funciona a seleção?

A classificação será feita com base nas notas do Enem, por ordem decrescente, levando em conta o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A prioridade será dada a candidatos que ainda não concluíram o ensino superior nem foram beneficiados anteriormente pelo Fies.

Em seguida, vêm aqueles que já quitaram financiamentos anteriores, além de egressos do ensino superior.

Quando sai o resultado?

O resultado da chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. O candidato será pré-selecionado para apenas uma das opções de curso, turno, local de oferta ou instituição indicadas na inscrição. Os convocados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Quem não for selecionado nesta etapa passará a compor automaticamente a lista de espera, ativa entre 26 de fevereiro e 10 de abril. Durante esse período, poderão ser convocados conforme a ordem de classificação e a disponibilidade de vagas remanescentes.

Os interessados devem acompanhar os prazos e instruções do edital para garantir a participação no processo seletivo.

Acompanhe tudo sobre:FiesEducaçãoMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Câmara aprova alíquotas menores para setor químico até 2026

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto