Brasil

Deputados e senadores visitam o Estádio Nacional de Brasília

A intenção é conferir o andamento das obras com vistas à Copa das Confederações, em junho deste ano, e à Copa do Mundo de 2014


	Fotos do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha: o Estádio Nacional de Brasília receberá a partida inaugural da Copa das Confederações, entre Brasil x Japão, em 15 de junho de 2013.
 (ME/Portal da Copa/Fevereiro de 2013)

Fotos do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha: o Estádio Nacional de Brasília receberá a partida inaugural da Copa das Confederações, entre Brasil x Japão, em 15 de junho de 2013. (ME/Portal da Copa/Fevereiro de 2013)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Brasília – Parlamentares das comissões técnicas da Câmara dos Deputados e do Senado relacionadas à área de turismo vão visitar hoje (16), às 13h30, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, para conferir o andamento das obras com vistas à Copa das Confederações, em junho deste ano, e à Copa do Mundo de 2014. O Comitê Organizador Local da Copa informou que não será permitida a cobertura da imprensa.

A decisão foi tomada pelos colegiados – a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara - depois que o governo do Distrito Federal (GDF), anunciou ontem o adiamento da inauguração do estádio de 21 de abril, como estava previsto, para 18 de maio próximo.

A comissão da Câmara, presidida pelo deputado Romário (PSB-RJ), informou que 21 parlamentares estão relacionados para a visita, Já a comissão do Senado, presidida pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), tem quatro integrantes confirmados para visitar o estádio. Depois, às 16 horas, os parlamentares irão ao Aeroporto Internacional de Brasília, também para vistoriar preparativos para as duas competições internacionais de futebol.

A inauguração do Estádio Nacional de Brasília deveria coincidir com o aniversário da cidade, no dia 21 deste mês, mas, ontem, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Cláudio Monteiro, informou que uma avaliação dos fornecedores do gramado indicou que haveria riscos irreversíveis ao campo se a grama fosse instalada nos próximos dias.

O motivo, segundo explicou, é que serviços como terraplenagem, drenagem de campo e execução de tubos coletores de água, que antecedem o plantio do gramado, estão sendo prejudicados pelas chuvas.


A previsão agora é que o gramado seja instalado até o fim de abril. Segundo Cláudio Monteiro, as obras estão 96% concluídas e até o próximo domingo (21) deverá terminar a colocação das cadeiras e, com exceção do gramado, tudo estará praticamente pronto até o dia 21, restando apenas ajustes que são normais em todas as arenas.

Com o adiamento, o GDF pretende inaugurar o estádio com a final do Campeonato Brasiliense de Futebol (Candangão 2013), no dia 18 de maio, em evento para até 30 mil torcedores e participação da cantora Elza Soares cantando o hino nacional. A artista foi companheira de Mané Garrincha por 17 anos. Já o jogo entre Santos x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, está mantido como evento-teste para 26 de maio.

Se o Brasília Futebol Clube ganhar também o segundo turnos (já venceu o primeiro turno) e não houver uma final no dia 18 de maio, o GDF vai convidar outro campeão - o atual campeão brasileiro ou o campeão carioca, por exemplo - para colocar as faixas no Brasília, de acordo com o secretário da Copa.

O Estádio Nacional de Brasília receberá a partida inaugural da Copa das Confederações, entre Brasil x Japão, em 15 de junho de 2013, e em 2014 sete partidas da Copa do Mundo serão disputadas no local.

Acompanhe tudo sobre:Copa das ConfederaçõesCopa do MundoEsportesEstádiosFutebol

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame