Depois de SP e Rio, DF decreta o fim do uso obrigatório de máscara
Na quinta-feira, 9, o governo de São Paulo decretou o fim do uso de máscara, mas apenas ao ar livre
Gilson Garrett Jr
Publicado em 10 de março de 2022 às 13h20.
Última atualização em 10 de março de 2022 às 14h16.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MBD), decretou, nesta quinta-feira, 10, o fim do uso obrigatório de máscara em ambiente fechado. A liberação já ocorria para locais abertos. O DF se juntou a outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, que desobrigaram o item de proteção facial nesta semana. No caso paulista, a regra vale a apenas para lugares abertos.
Em uma rede social, o governador justificou a decisão por conta do avanço da vacinação contra a covid-19 no território. Rocha ainda destacou que caso alguma pessoa queira usar por conta própria está liberado, mas não há mais a obrigatoriedade.
Na quinta-feira, 9, o governo de São Paulo decretou o fim do uso de máscara, mas apenas ao ar livre. Em ambientes fechados, como o transporte público, a proteção facial continua obrigatória. A decisão foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB).
"Este decreto libera o uso de máscara em ambientes abertos em todo o estado de São Paulo. Isso se aplica em ruas, parques, praças, pátios de escolas, estádios de futebol, centro abertos de eventos, autódromos e outras áreas correlatas. O uso de máscara será obrigatório ainda para ambientes fechados, como salas de aula, transporte público, escritórios de trabalho, cinemas, teatros e correlatos", disse Doria em coletiva de imprensa, e logo depois tirou a máscara em um ato simbólico.
O governador ainda disse que no dia 23 de março o estado pode avaliar a retirada total da máscara. "Possivelmente em duas semanas o estado pode avaliar a liberação completa do uso de máscara. Não estou anunciando, apenas antecipando aqui que os dados, as indicações, o caminho, está iluminado neste sentido", afirmou Doria.
A medida de São Paulo veio na esteira de outras cidades e estados que anunciaram o fim do uso obrigatório de máscaras. Na segunda-feira, 7, a cidade do Rio de Janeiro suspendeu a obrigatoriedade tanto em locais abertos quanto fechados, incluindo o transporte público. De acordo com o prefeito Eduardo Paes (PSD), a decisão foi baseada em um cenário melhor nos números da pandemia.
A cidade do Rio foi a primeira capital do país a retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras. Santa Catarina já publicou um decreto desobrigando o uso do item, mas deixou a cargo das prefeituras seguirem ou não.