Repórter
Publicado em 16 de janeiro de 2026 às 17h30.
Última atualização em 16 de janeiro de 2026 às 17h55.
A Defesa Civil emitiu alerta severo de chuva forte para todas as regiões da cidade de São Paulo, nesta sexta-feira, 16 de janeiro. Segundo o comunicado, há possibilidade rajada de ventos, raios e queda de granizo.
Em meio ao temporal, o Mapa da Enel aponta que 34.673 imóveis estão sem luz no estado de São Paulo até as 17h30. A maioria dos afetados está na capital paulista, com 23.167 residências sem eletricidade no momento. Em seguida, aparece o município de Cotia, com 3.197, e São Bernardo do Campo, com 2.038.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a capital permanece com instabilidade provocada pelo calor e pela elevada umidade do ar. As chuvas ocorrem de forma isolada e com intensidades variadas, entre leve, moderada e forte.
O radar meteorológico do CGE informa que chove fraco em grande parte da Zona Leste, com exceção das regiões de Vila Prudente e São Mateus, onde a precipitação é forte. Na Zona Sul, a chuva intensa se concentra em Parelheiros.
Nas próximas horas, a tendência é de tempo instável. Novas áreas de chuva forte, atualmente sobre os municípios de Jundiaí, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus, devem avançar em direção à capital, atingindo inicialmente a Zona Norte.
O CGE também alertou para alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de encosta. Segundo o órgão, permanecem em Estado de atenção para alagamentos a Marginal Tietê e Marginal Pinheiros, além de alguns bairros das zonas Norte e Leste.
De acordo com um comunicado, há registro de transbordamento do córrego do Oratório, na Zona Leste, na travessa Hilarion Quintana, com a Rua Juli Pereira, Fazenda da Juta.
A previsão indica continuidade do tempo instável em São Paulo nos próximos dias, com elevada umidade e presença de ar quente, contribuindo para a formação de áreas de instabilidade. O risco de temporais permanece elevado, principalmente no período da tarde e início da noite.
No sábado, 17, o dia começa com sol entre nuvens e sensação de tempo abafado. A partir da tarde, há previsão de pancadas isoladas de chuva, que podem se intensificar e se espalhar por várias regiões da capital. O acumulado pode causar alagamentos e transbordamentos de córregos e rios de menor porte. Também há risco elevado de deslizamentos em áreas de encosta. As temperaturas variam entre 19°C no início da manhã e 28°C no período da tarde.
No domingo, 18, o padrão se mantém. O céu amanhece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol. As instabilidades ganham força no meio da tarde, provocando pancadas de chuva com forte intensidade e potencial para novos alagamentos. As mínimas previstas são de 19°C e as máximas alcançam os 27°C.