Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte em São Paulo nesta sexta-feira

De acordo com órgão, há possibilidade rajada de ventos, raios e queda de granizo

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 16 de janeiro de 2026 às 17h30.

Última atualização em 16 de janeiro de 2026 às 17h55.

Tudo sobreMeteorologia
Saiba mais

A Defesa Civil emitiu alerta severo de chuva forte para todas as regiões da cidade de São Paulo, nesta sexta-feira, 16 de janeiro. Segundo o comunicado, há possibilidade rajada de ventos, raios e queda de granizo.

Em meio ao temporal, o Mapa da Enel aponta que 34.673 imóveis estão sem luz no estado de São Paulo até as 17h30. A maioria dos afetados está na capital paulista, com 23.167 residências sem eletricidade no momento. Em seguida, aparece o município de Cotia, com 3.197, e São Bernardo do Campo, com 2.038.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a capital permanece com instabilidade provocada pelo calor e pela elevada umidade do ar. As chuvas ocorrem de forma isolada e com intensidades variadas, entre leve, moderada e forte.

O radar meteorológico do CGE informa que chove fraco em grande parte da Zona Leste, com exceção das regiões de Vila Prudente e São Mateus, onde a precipitação é forte. Na Zona Sul, a chuva intensa se concentra em Parelheiros.

Nas próximas horas, a tendência é de tempo instável. Novas áreas de chuva forte, atualmente sobre os municípios de Jundiaí, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus, devem avançar em direção à capital, atingindo inicialmente a Zona Norte.

Risco de alagamentos

O CGE também alertou para alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de encosta. Segundo o órgão, permanecem em Estado de atenção para alagamentos a Marginal Tietê e Marginal Pinheiros, além de alguns bairros das zonas Norte e Leste.

De acordo com um comunicado, há registro de transbordamento do córrego do Oratório, na Zona Leste, na travessa Hilarion Quintana, com a Rua Juli Pereira, Fazenda da Juta.

Previsão para o fim de semana

A previsão indica continuidade do tempo instável em São Paulo nos próximos dias, com elevada umidade e presença de ar quente, contribuindo para a formação de áreas de instabilidade. O risco de temporais permanece elevado, principalmente no período da tarde e início da noite.

No sábado, 17, o dia começa com sol entre nuvens e sensação de tempo abafado. A partir da tarde, há previsão de pancadas isoladas de chuva, que podem se intensificar e se espalhar por várias regiões da capital. O acumulado pode causar alagamentos e transbordamentos de córregos e rios de menor porte. Também há risco elevado de deslizamentos em áreas de encosta. As temperaturas variam entre 19°C no início da manhã e 28°C no período da tarde.

No domingo, 18, o padrão se mantém. O céu amanhece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol. As instabilidades ganham força no meio da tarde, provocando pancadas de chuva com forte intensidade e potencial para novos alagamentos. As mínimas previstas são de 19°C e as máximas alcançam os 27°C.

Acompanhe tudo sobre:MeteorologiaChuvasSão Paulo capitalEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Desfile sobre Lula na Supacaí terá escultura de 18 metros e referências à oposição

Preços nos restaurantes vão subir até 10% com fim da 6x1, diz presidente da Abrasel

Michelle Bolsonaro deve ser candidata ao Senado, diz Flávio

Moraes vota para rejeitar recursos de militares condenados por trama golpista